Sesc São Paulo realiza mais de 250 atividades no projeto Agosto Indígena
Idealizado em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), a ação em rede acontece entre os dias 1º e 31 de agosto, em 40 unidades do Sesc no estado de SP - capital, Grande São Paulo, interior e litoral
- Data: 12/08/2024 20:08
- Alterado: 12/08/2024 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc
Agosto Indígena
Crédito:Divulgação
Por meio de atividades como apresentações, exibições de filmes, vivências coletivas, bate-papos, contações de histórias, cursos, entre outras, o Agosto Indígena convida todos os públicos para um exercício coletivo de valorização da pluralidade dos Povos Indígenas.
Esta edição do Agosto Indígena é dedicada aos processos de educação de diversas culturas originárias no Brasil, fundadas em relações comunitárias, visando incitar as oportunidades do aprendizado coletivo. Ainda que existam especificidades em cada grupo, as centenas de etnias indígenas revelam que a educação só pode ser alcançada por meio de um nbcom o respeito e com a valorização da diferença.
Para o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Galina, “Oportunizar esses processos de aprendizagem é uma ação que vai ao encontro da proposta socioeducativa do Sesc, instituição comprometida com a promoção da educação em um sentido amplo, incluindo saberes relacionados às artes, ao esporte, ao lazer, entre outras esferas de saber e atuação. Em diálogo com formas diversas de compreender e se relacionar com o mundo, esses saberes têm o potencial de gestar horizontes sociais e climáticos fundamentados na continuidade da vida, e não em sua exaustão”.
Ao visibilizar a potência do tema da Educação no Agosto Indígena, o Sesc São Paulo contribui para promover uma reflexão sobre os processos de aprendizagem, confluindo para uma sociedade equitativa, que prioriza o bem-viver e o respeito às diferenças.
A abertura da programação, aconteceu no dia 1º de agosto no Sesc Consolação, com o encontro Abre Caminho, em que os convidados Sandra Nanayna, Edson Kayapó, Gustavo Caboco, Samantha Terena, Juliana Xucuru e Gean Ramos Pankararu, conduzidos por Naine Terena e sob direção artística de Otávio Oscar, compartilharam os modos de cuidar e os conhecimentos dos povos indígenas.
A programação segue por todo o mês de agosto e, por meio de linguagens diversas, o Sesc São Paulo mergulha na multiplicidade cultural dos povos originários. No Sesc Ipiranga, as contações de histórias do Grupo de Artes Dyroá Bayá, levam ao espectador narrativas como As Aventuras do Esperto Jabuti, O Guerreiro Curupira e O Pescador e a Sereia. Esta atividade acontece em todos os sábados do mês, às 15h.
As Aventuras do Esperto Jabuti
Apesar do Jabuti ser lento, pequeno e não subir em árvore, ele consegue derrotar a Anta, a Mucura, a Onça e o Veado, ensinando os mais jovens a não desistir.
O Guerreiro e o Curupira
Para ganhar o respeito de seu povo, um guerreiro indígena decide sequestrar o filhote de Curupira, mas as coisas não saem conforme o planejado.
O Pescador e a Sereia
Determinado a conquistar uma Sereia, um Pescador se aventura pelo rio Tiquié-Amazonas.
SERVIÇO:
Agosto Indígena
De 1º a 31 de Agosto
Contação de história | As Aventuras do Esperto Jabuti
Com Grupo de Artes Dyroá Bayá
Dias 3 e 24/8, sábados, 15h
Área de Convivência
Livre. Grátis. Duração: 40 minutos.
Contação de história | O Guerreiro e o Curupira
Com Grupo de Artes Dyroá Bayá
Dias 10 e 31/8, sábados, 15h
Área de Convivência
Livre. Grátis. Duração: 45 minutos.
Contação de história | O Pescador e a Sereia
Com Grupo de Artes Dyroá Bayá
Dia 17/8, sábados, 15h
Área de Convivência
Livre. Grátis. Duração: 40 minutos.
Confira um resumo dos destaques das unidades do Sesc que recebem as atividades do Agosto Indígena. Programação completa em sescsp.org.br/agostoindigena
Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo SP | (11) 3340-2000