Conselho Municipal de Juventude é eleito neste sábado (10)
Cidadãos andreenses maiores de 16 anos podem participar do processo democrático em 11 endereços distribuídos por Santo André
- Data: 09/08/2013 19:08
- Alterado: 09/08/2013 19:08
- Autor: Raquel Budow
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Neste sábado (10) é dia de eleições em Santo André. Os novos integrantes do Conselho Municipal da Juventude serão indicados pela população andreense durante o pleito que ocorrerá em vários pontos da cidade, das 9h às 17h. “Chegou a hora de os jovens manifestaram suas opiniões e anseios, participando ativamente da construção de políticas públicas voltadas para o segmento”, afirma o assessor de Políticas Públicas para a Juventude, Rodrigo Luppi.
Todos os moradores de Santo André maiores de 16 anos, sem limite de idade, podem votar. É só ir a um dos postos, munido de comprovante de residência e documento de identificação com foto. Os jovens – com idades entre 15 a 29 anos – correspondem a aproximadamente 25% da população andreense, segundo Censo demográfico de 2010.
O Conselho elege representantes de movimentos ativistas desta faixa etária que ocupam sete cadeiras dos seguintes segmentos: Cultural, Jovens Empreendedores, Estudantil, Religioso, Sindical, Gênero, Raça e Orientação Sexual. Serão eleitos sete titulares e respectivos suplentes do Poder Público, além de sete representantes e seus suplentes da sociedade civil. Os mandatos contemplam o biênio 2013/2015.
OPINIÕES – Os integrantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) ABC, assim como o Brasil Jovem, afirmam que são candidatos ao Conselho Municipal de Juventude “por acreditar que podem contribuir muito com a criação e fortalecimento das políticas públicas voltadas para a Juventude na cidade”. Já o Coletivo Nasa quer desenhar políticas governamentais e sociais que realmente atendam os interesses da população. “Concordamos que a política exercida na cidade precisa melhorar e queremos manter contato com o munícipe, para identificarmos as maiores necessidades no âmbito municipal geral.”
A Ares ABC (Associação Regional dos Estudantes Secundaristas do Grande ABC) compartilha da mesma ideia e acrescenta a necessidade de trabalhar plataformas específicas para o setor de educação. “Precisamos articular a luta de todas as escolas da região, já que a maioria dos problemas é similar em todas as instituições”, diz a mensagem enviada pelo grupo. O Unegro – movimento que luta pelo combate ao racismo, à discriminação e opressão social – e a UBM (União Brasileira de Mulheres) também trabalham com plataformas específicas visando direitos e melhorias para a classe jovem.
Já o Grupo Lambda, que trabalha as especificidades do segmento LGBT, encaminhou mensagem afirmando a importância da liberdade de expressão, sobretudo na juventude. “O jovem tem a sua própria forma de se comunicar e conduzir o que acha que deve ou não fazer”, destaca o texto. Do mesmo lado, a Fúria Andreense enfatiza a importância de se trabalhar maneiras para elimina a violência no futebol.
A Conferência Municipal da Juventude está planejada para dia 9 de novembro.
SERVIÇO
Eleição do Conselho Municipal de Juventude
Dia: sábado (10)
Horário: das 9h às 17h
Locais: Casa da Palavra, Centro Público de Formação Profissional Armando Mazzo, Centro Público de Formação Profissional Júlio de Grammont, Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Unidade de Saúde Parque Andreense, Parque da Juventude, Emeief Jardim Marek, Cesas Parque Erasmo, Vila Sá, Cata Preta e Vila Floresta.