Qualifica Mauá abre inscrição para cursos técnicos
Os cursos oferecem 96 vagas e são voltados a trabalhadores, autônomos e a quem deseja se tornar autônomo, que tenham concluído ou estejam cursando ensino médio
- Data: 06/08/2013 07:08
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
Trabalhadores desempregados, cadastrados no portal MTE Mais Emprego (maisemprego.mte.gov.br), que desejem se qualificar ou iniciar uma atividade autônoma, podem se inscrever nos novos cursos do programa Qualifica Mauá, da Prefeitura de Mauá. Estão abertas 96 vagas para os cursos de técnicas de segurança e atendimento, técnicas de qualidade e produtividade, confeitaria e gestão administrativa e financeira.
Para se inscrever nos cursos de técnicas de segurança e atendimento e técnicas de qualidade e produtividade, o trabalhador deve ter em mãos RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de endereço e estar cadastrado no sistema Mais Emprego, utilizado pelo Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR). Além de ter idade superior a 30 anos, ser morador de Mauá e ter concluído, ou estar cursando, o ensino médio. Pessoa com deficiência leve que não a impeça de realizar as atividades do curso e segurados pelo INSS também podem se inscrever.
Os cursos de confeitaria e gestão administrativa e financeira são voltados a quem possui um empreendimento econômico solidário ou deseja ser um empreendedor desse tipo. Para se inscrever, o trabalhador deve ser encaminhado pela Coordenadoria de Economia Solidária, da Secretaria de Trabalho e Renda, e apresentar os mesmos documentos dos outros dois cursos.
Para o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, esses cursos possibilitarão ampliar as oportunidades do trabalhador. “Quem fizer um desses cursos, poderá ampliar as chances de encontrar um emprego dentro de seu perfil profissional ou, se preferir, tornar-se um empreendedor de economia solidária”, explicou. “As equipes do [programa] Qualifica Mauá e da [Coordenadoria de] Economia Solidária estarão à disposição para dar todas as informações e esclarecimentos necessários aos trabalhadores que estejam interessados nesses cursos”, completou.
Criado pela Prefeitura de Mauá, o programa Qualifica Mauá tem como objetivo atender pessoas de baixa renda por meio de cursos de qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho. Dentro do programa existe a parceria entre Prefeitura e governo federal, que executa os cursos por meio do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), que é um programa desenvolvido pelo Ministério do Trabalho voltado à capacitação profissional de munícipes que tenham concluído, ou estejam cursando, o ensino médio.
Os interessados nos cursos devem comparecer à Diretoria do Qualifica Mauá, no Centro Público de Trabalho e Renda, que está localizado na Rua Manoel Pedro Junior, 45, Centro. O horário de atendimento da Diretoria é das 8h às 17h, de segunda a sexta.