Sabina apresenta tambores japoneses do Taiko neste sábado
Domingo (4) espaço terá o leão e o dragão orientais; apresentações fazem parte da exposição ‘O coração de Takasaki pulsa na Sabina’
- Data: 02/08/2013 18:08
- Alterado: 02/08/2013 18:08
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Neste fim de semana, os admiradores da cultura japonesa encontrarão na Sabina Escola Parque do Conhecimento ótimos momentos para apreciar a beleza da tradição daquele país. No sábado (3), a energia e os ritmos dos tambores do Taiko tomarão conta do espaço com a apresentação, às 14h30, do grupo Yushin. No domingo (3), no mesmo horário, acontece a dança do dragão e do leão coloridos, que se movem ao som do ritmo marcante dos tambores, segundo a crença oriental. A apresentação fica a cargo da Academia de Tai Chi do grão mestre Lope Chiu.
As duas apresentações integram a mostra O coração de Takasaki pulsa na Sabina, que desde o dia 16 de julho, traz ao espaço objetos, documentos e fotografias que retratam aspectos culturais e a beleza da cidade japonesa, que mantém suas tradições em meio à modernização. Takasaki, aliás, é a primeira das seis cidades-irmãs de Santo André a ocupar a área de exposições temporárias da Sabina, como parte do projeto Conheça as cidades-irmãs de Santo André.
A exibição, uma parceria entre a escola parque, o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho, foi organizada a partir de peças do acervo do museu, doadas por Takasaki, e das associações representantes da comunidade japonesa municipal.
O coração de Takasaki pulsa na Sabina contará, entre outras peças, com a representação da estátua sagrada de Byakui Daikannon, importante símbolo da cidade nipônica, os bonecos da sorte e longevidade Daruma – Takasaki é a principal produtora destas figuras no Japão –, além de árvores de Sakura (flor-de-cerejeira) e casal de bonecos que representam o imperador e a imperatriz do Japão. Os visitantes podem conferir a mostra até o dia 31 de janeiro de 2014.
TAKASAKI – Localizada na província de Gunma, a aproximadamente 100 km de Tóquio, Takasaki é cidade-irmã de Santo André desde 1981, com o objetivo de integrar os povos por meio de intercâmbio artístico, cultural, econômico e social. Reconhecidamente um importante e moderno polo industrial, é famosa também pelo valor histórico e pela beleza de suas paisagens naturais.