Iamspe promove mutirões para acelerar cirurgias de catarata
Com procedimentos extras aos sábados, programa já atendeu mais de 1.500 pacientes na capital paulista; próxima ação acontece neste fim de semana
- Data: 02/08/2013 10:08
- Alterado: 02/08/2013 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Iamspe
João Pires
Crédito:
Um programa de mutirões realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) tem acelerado as cirurgias de catarata no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na zona sul da capital paulista.
Com agendas extras de cirurgias em dois sábados por mês, o programa já beneficiou mais de 1.500 pessoas. A próxima ação acontece neste sábado, 3 de agosto, com 20 procedimentos previamente marcados.
Antes eram realizadas 80 cirurgias mensais. Agora o Iamspe promove mais de 200 (entre mutirões e atendimentos regulares) para acelerar os atendimentos. Em cada mutirão, a equipe médica realiza em média 20 cirurgias, com duração de 15 minutos.
Segundo o Dr. Pedro Durães Serracarbassa, diretor do Serviço de Oftalmologia do HSPE, por meio dos mutirões, a fila para a realização das cirurgias de catarata já diminuiu em 70%.
“O aumento do acesso à saúde vem permitindo que uma maior parcela da população envelheça com qualidade de vida, o que gera crescimento de doenças frequentes em idosos, como a catarata”, observa o médico.
No Iamspe, o diagnóstico de cirurgia de catarata é dado através de triagem realizada pela rede credenciada do Instituto, formada por hospitais, clínicas e laboratórios.
O HSPE responde pelo atendimento de 10% da população idosa do Estado de São Paulo e quase 60% dos pacientes internados na instituição possuem 60 anos ou mais.
Os mutirões de catarata ocorrem no 1º e 3º sábados de cada mês, das 7h30 às 18h.