Homens também podem beneficiar-se dos Florais de Bach
Os Florais de Bach, por tratarem sentimentos e emoções, são muito bem indicados para tratar sentimentos de perda de potência, tirania e dificuldade de lidar com a afetividade
- Data: 29/07/2013 16:07
- Alterado: 29/07/2013 16:07
- Autor: Redação
- Fonte: Em Pauta
Crédito:
O homem moderno enfrenta questões muito particulares: ele já não é o único provedor da família, lida com mulheres em cargos de comando e faz parte de famílias muitas vezes reestruturadas por novos casamentos. Diante de tanta novidade, é normal que eles se sintam um pouco perdidos, já que são criados para ser fortes e protetores. “Homens e mulheres têm necessidades e maneiras bem diferentes de ser e de agir. No caso deles, a potência e a afetividade são dois campos bastante valorizados”, explica Maria Aparecida das Neves, Practitioner e educadora em Florais de Bach.
Especificamente para os homens, a terapeuta floral Maria Aparecida das Neves faz uma avaliação bastante precisa dos conflitos mais comuns e indica o uso de determinados Florais de Bach para que se obtenha equilíbrio:
A POTÊNCIA
A Potência, para o homem, aparece em duas principais situações:
Perda de potência no trabalho – Para o homem, o trabalho significa a capacidade de realização de seu ideal. Quando esta força é afetada, causa grande sofrimento porque surgem o forte sentimento de menos valia e uma grande perda de energia. Este é um momento de baixa autoestima. O Floral de Bach indicado é o LARCH, porque ele proporciona ao indivíduo acreditar em sua capacidade de realização.
Quando o homem desanima, quando perde a fé frente a um obstáculo – como perder uma concorrência, por exemplo, ferindo sua potência e sua virilidade –, o Floral indicado é o GENTIAN, que vai resgatar a fé de que se fechou uma porta, mas dez se abrirão.
Para quem se torna um workaholich, que carrega o mundo nas costas e emocionalmente tem problema com a potência (força viril), porque é difícil admitir que sua equipe não está produzindo a contento, por exemplo, o floral que vai trazer equilíbrio é o OAK, que traz a força do carvalho, restabelece as energias e ensina a colocar limites.
PERDA DE POTÊNCIA NA VIDA AFETIVA – O sentimento de menos valia também influencia o lado afetivo. Alguns homens possuem vontade forte e espírito de liderança, o que os leva a impor sua vontade à dos outros. Eles também têm necessidade ávida de estar no poder, de ter tudo sobre controle e tornam-se autoritários, dominadores e até tirânicos. Em casos extremos, chegam a ser sádicos porque buscam o poder pessoal o tempo todo, provocando abuso emocional em quem os rodeia. Estes homens podem apresentar o comportamento que leva a interpretação de que os homens são dominantes e as mulheres são submissas. O Floral de Bach indicado neste momento é o VINE, que ajuda a mudar o padrão ‘tirano’, fazendo com que o indivíduo encontre a verdadeira essência da liderança, conseguindo obediência com autoridade espiritual interna. A tirania dá lugar a uma liderança natural, sábia e compreensiva, capaz de ajudar os outros a encontrar o próprio caminho, respeitando a individualidade alheia.
A AFETIVIDADE
Os homens geralmente têm dificuldade de contatar, discriminar e expressar sua afetividade. Eles precisam de coragem para expressar seu afeto. Neste caso, o Floral de Bach indicado é o MIMULUS, que promove o fortalecimento da coragem para que o homem enxergue a luz, vá até ela e perceba que esta luz é o entendimento. E, se faltar confiança, o ideal é usar o Floral LARCH, que transforma o sentimento de menos valia em confiança.
Para aqueles que se apresentam extremamente críticos, que assumem uma atitude de julgamento e arrogância, têm hipersensibilidade ao ambiente físico e social, que projetam sobre o outro seus conteúdos, sempre buscando um culpado, sempre acusando alguém, são intolerantes e acabam sempre isolados por esta atitude, o Floral BEECH vai proporcionar o desenvolvimento da tolerância das diferenças humanas, abrindo possibilidades para o relacionamento.
Quando o relacionamento é expresso de forma possessiva e manipuladora, emocionalmente carente e dependente e aflora o comportamento negativo a fim de obter atenção, o homem frequentemente cai na comiseração quando não vê sua vontade atendida. Ele apresenta sentimentos de abandono e rejeição, impondo condições para o afeto. O Floral que vai ajudar é o CHICORY, que vai nutrir esta carência interior, suprir este buraco fundo, proporcionando segurança e proteção para transformar o sentimento de Amor Condicional – aquele que precisa de um forte motivo para existir e que espera sempre algo em troca – em Amor Incondicional, que é amar sem esperar benefícios da outra parte.
OS FLORAIS DE BACH
O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.
Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.
Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.
A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.
O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contraindicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.
SOBRE MARIA APARECIDA DAS NEVES
Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora em Florais de Bach há mais de dez anos. Foi co-autora do livro “Florais de Bach” lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD “Música para os Florais de Bach”, desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes.