Membros do gabinete do GGIM se reúne com moradores
Representantes do poder público de Mauá esclareceram sobre políticas desenvolvidas nas áreas de prevenção e repressão à criminalidade
- Data: 25/07/2013 17:07
- Alterado: 25/07/2013 17:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
A reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) foi realizada nesta quarta-feira (24/7), no auditório da Prefeitura de Mauá, com a presença de secretários municipais, representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, SESI, Conselho Tutelar e dos moradores dos jardins Sonia e Silvia Maria.
O GGIM é o órgão em que o poder público integra as forças de segurança e a sociedade civil no combate à violência e criminalidade. Por seu intermédio, o município participa do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), da Secretaria Nacional da área, vinculada ao Ministério da Justiça. Assim, a cidade tem acesso aos projetos de enfrentamento à criminalidade e violência e recursos disponibilizados pela política desenvolvida pelo Governo Federal. Em Mauá, isso ocorre por meio do financiamento para instalação do Centro Integrado de Videomonitoramento Eletrônico de Segurança.
Os representantes dos moradores foram Áureo Libério, Valdemar Martins e Débora Fantinatti, que falaram sobre as condições de segurança no bairro, que fica em área de divisa com Santo André e São Paulo. O secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz, explicou que a Prefeitura está monitorando a região com câmeras eletrônicas e de forma integrada entre as polícias Militar e Civil e Guarda Municipal (GCM), são feitas rondas periódicas de prevenção e repressão às ocorrências de violência e criminalidade. Para isso, só da GCM, dois motociclistas são escalados permanentemente para o local.
Tomaz destacou a importância do trabalho integrado das forças de segurança para inibir ocorrências. Além disso, foi explicado sobre a importância de acionar o 190 e registrar boletim de ocorrência (BO), para que as estatísticas criminais do município mantenham seus dados precisos e norteiem as operações das forças de segurança. “Nós não tínhamos ideia das ações que eram realizadas, mas acreditamos que a revitalização que será executada no bairro irá colaborar na melhoria da segurança”, disse Martins.
Durante a reunião foram abordadas as iniciativas na área de segurança pública que serão implementadas na cidade. É o caso da “estruturação para que a cidade conte com um Plano Municipal de Segurança Pública até 2014; organização para aparelhamento da Guarda Civil Municipal com viaturas, base móvel e o micro-ônibus do programa federal ‘Crack, é possível vencer’; apresentação de projetos de leis para regulamentar atividades recreativas para jovens na cidade”, enumerou o secretário.