Mauá lança programa de educação no trânsito
Iniciativa é da Prefeitura de Mauá e do Detran de São Paulo, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria de Educação.
- Data: 25/07/2013 13:07
- Alterado: 25/07/2013 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
O programa "Se Essa Rua Fosse Minha” foi lançado na manhã desta quinta-feira (25/7) na Escola Municipal Cora Coralina, no Jardim Bom Recanto.
A data foi escolhida também para homenagear os motoristas pelo seu dia, comemorado sempre em 25 de julho, dia de seu santo padroeiro São Cristóvão. O projeto piloto teve início pela Escola Cora Coralina porque a unidade é a única do município que atende alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, inicialmente público-alvo da ação em Mauá. A ideia é expandir também para alunos do 1º ao 9º ano a partir de 2014.
O programa capacita professores e alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) de escolas públicas do Estado de São Paulo, para discutir temas como educação, segurança e cidadania no trânsito.
“O próximo passo do nosso programa de Educação para o Trânsito será montar uma Cidade do Trânsito em parceria com a Lego, a fim de promover atividades lúdicas com os estudantes da cidade”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio Pereira.
Em Mauá o projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” teve início com a formação de 30 educadores da escola Cora Coralina. Na unidade, 194 crianças serão contempladas nessa fase inicial.
De acordo com a secretária de Educação, Lairce Aguiar a ação busca estimular a atuação das crianças como multiplicadores entre pais, familiares e educadores para uma mudança de comportamento no trânsito. Estatísticas do Detran indicam que nos últimos anos houve um aumento significativo de óbitos infantis em acidentes automobilísticos.
O Programa “Se Essa Rua Fosse Minha” é desenvolvido em três etapas: a primeira consiste na capacitação dos professores; a segunda é a distribuição de material educativo para as escolas; e a terceira é a fase da aplicação, onde o professor desenvolve o conteúdo e práticas na sala de aula. Nesta fase, é fundamental que o professor envolva a família do aluno num trabalho de conscientização.
Elaborado pela Editora Fama, o kit reúne livros, DVDs, jogos e site. No final, serão premiados os melhores trabalhos realizados pelos estudantes e o professor que mais se destacar.