SOS Chuvas: CVSP destina mais de 895 toneladas de ajuda para o RS
Campanha para socorrer as vítimas no sul do país contabiliza 58 carretas repletas de água, alimentos, roupas e materiais higiene e limpeza
- Data: 22/07/2024 13:07
- Alterado: 22/07/2024 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: Cruz Vermelha São Paulo
SOS Chuvas - o total de donativos enviados pela Cruz Vermelha São Paulo para o sul do país chegou a 895,5 toneladas desde o início da campanha
Crédito:Divulgação
Mesmo com a queda substancial de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP) tem movido esforços para manter o envio de recursos para o sul do país. Na última semana, mais duas carretas compostas majoritariamente por roupas triadas pela equipe CVSP foram destinadas para a Cruz Vermelha Rio Grande do Sul.
Ao todo, 58 carretas já foram enviadas, atingindo um peso total de 895,46 toneladas. Além de roupas, a carga foi composta também por águas doadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e itens de higiene como fralda infantil e geriátrica, papel higiênico e absorventes.
Poucos dias antes, outra carga composta por produtos da Unilever (sabonete, aerosol antitranspirante, sabonete líquido, ketchup, mostarda e maionese), por roupas triadas pela equipe CVSP e por itens de higiene já havia sido despachada.
“Neste momento em que as doações em geral diminuíram, estamos concentrando nossos esforços na triagem de roupas e na montagem de kits para atender a demanda no Rio Grande do Sul. Reforço que toda doação é bem vinda e a campanha SOS Chuvas ainda está ativa”, comenta Bruno Semino, diretor executivo da CVSP.
Gráfico com os números atualizados das doações por categoria:
Saiba como ajudar
Para aqueles que desejam colaborar com campanha de doações para a população gaúcha, a Cruz Vermelha São Paulo incentiva estas formas de participar:
- Doações via PIX através da chave: [email protected];
- Doação de produtos de higiene, limpeza e alimentos (dentro do prazo de validade mínimo de 2 meses). A CVSP recomenda os itens considerados de maior necessidade para aquisição e posterior montagem de kits e distribuição, nesta ordem:
- Água mineral: garrafas de até 5 litros, em fardos, são mais recomendadas;
- Produtos de higiene: sabonete, escova dental, creme dental, absorvente higiênico e papel higiênico;
- Produtos de limpeza: água sanitária, detergente em pó, desinfetante, esponja, multiuso e álcool 70%, entre outros.
- Alimentos não perecíveis: leite em pó integral, arroz, feijão, farinha de mandioca, açúcar, óleo de soja, macarrão, polpa ou purê de tomate e sardinha em óleo comestível.
Campanha do Agasalho em São Paulo
Paralelamente à Campanha SOS Chuvas, a 16ª edição da Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha São Paulo está em andamento. Assim como todos os anos, o foco principal são as pessoas em estado de vulnerabilidade, em especial as pessoas em situação de rua. Prioritariamente, a CVSP recebe roupas e cobertores em bom estado, além de calçados, meias e luvas.
Em um mês, a campanha arrecadou mais de 30 toneladas de agasalhos, cobertores e itens de higiene pessoal e limpeza. Até o final da ação, a expectativa é chegar a 80 toneladas, de modo a beneficiar cerca de 60 mil pessoas que enfrentam a estação mais fria do ano.
Doadores que desejarem fazer sua contribuição de forma financeira podem encontrar os meios seguros no site da campanha: www.aquecesp.org.br.
Também é possível levar doações aos postos de coleta (listados no site) e na sede da CVSP localizada na Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis. Todos os itens arrecadados serão distribuídos entre as 99 ongs cadastradas junto à CVSP e em ações de atendimento à população de rua.