Praça Kaleman recebe eventos da Mostra de Artes de Diadema neste sábado

Folguedos, congadas e ritmos populares tomam conta do espaço. Tudo gratuito

  • Data: 19/07/2013 19:07
  • Alterado: 19/07/2013 19:07
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Praça Kaleman recebe eventos da Mostra de Artes de Diadema neste sábado

Crédito:

Você está em:

A Mostra de Artes de Diadema prossegue neste sábado (20/7) com atividades culturais pela cidade. A partir das 15h, na Praça Kaleman, no Campanário acontece às apresentações da modalidade “Artes Integradas” que engloba expressões populares de dança, canto, ações brincantes, músicas tradicionais de etnias e de povos. 

Os eventos gratuitos e abertos ao público começam com a performance do grupo de mulheres Batuque Abayomi, que surgiu em Diadema em 2011, resultado de uma oficina de percussão. Depois vem a dança folclórica do Raks el Najmah, a Khaleege, que é feita em círculos e que ressalta situações do cotidiano dos povos dos países árabes.

Também será realizada a apresentação do Grupo Maracagueto, que na passagem do Cortejo do Maracatu Rural chamará o público para participar de uma festa nos moldes das que acontecem na Zona da Mata Pernambucana. Com demonstrações de folguedos e brincantes durante a festa ocorrem duelos de mestres e caboclos, cirandas de embalo e rodas de coco.

Haverá ainda as participações dos grupos de Folia de Reis da Shirley e do Zé Reis, com seus cantos natalinos e versos bíblicos que relembram o nascimento de Jesus. Seguindo a programação, também vão se apresentar na Praça Kaleman os grupos de iyaôs (filhos de santo) e percussão do Terreiro de Iyemanjá. Ele virá com seus cantos, danças e reverências às divindades do Candomblé.

Bebendo nas águas da Cultura Africana também estarão competindo na categoria “Artes Integradas” os grupos de Congada Comunidade Negra do Campanário e Brasil. O primeiro fará uma homenagem à rainha Nzinga que governou Angola no século XVII e o segundo trará sua corte de reis, rainhas e séquitos com muita alegria e danças tribais. A Congada é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil.

Para Juscilene Araújo Monteiro, coordenadora da Mostra de Artes, este é um dos pontos altos do festival que está na sua décima primeira edição e congrega 146 artistas participantes e 283 trabalhos selecionados. “Na modalidade Artes Integradas temos a oportunidade de ver e sentir o que a cidade preserva em relação às artes populares e tradicionais do nosso país. Diadema tem vários grupos que mantêm essas tradições e a Mostra de Artes dar visibilidade a essas pessoas de mostrar as culturas e à população de conhecê-las”, afirma a coordenadora.

Finalistas –  A Mostra tem caráter competitivo e um corpo de jurados formado por 18 profissionais vão escolher os vencedores. A premiação será no valor de 70,2 mil reais e a divulgação dos ganhadores ocorrerá no próximo dia 2 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Diadema.

Compartilhar:
1
Crédito:Marcos Luiz
1
Crédito:PMD
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 19/07/2013 07:07
  • Alterado:19/07/2013 19:07
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados