Dia do Leite: qual a diferença entre o leite fresco tipo A e o UHT?

Os benefícios do leite fresco tipo A em relação ao UHT ainda são bastante desconhecidos pelos consumidores

  • Data: 29/05/2024 15:05
  • Alterado: 06/06/2024 15:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Dia do Leite: qual a diferença entre o leite fresco tipo A e o UHT?

Crédito:Divulgação

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No dia 1º de junho é celebrado o Dia Internacional do Leite, um alimento presente nas mesas de café da manhã da maioria das famílias brasileiras. Pelo seu alto valor nutricional, está comprovado que é essencial para o desenvolvimento de crianças, e os nutricionistas recomendam o consumo de duas a três porções diárias de leite e derivados na alimentação dos pequenos. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o leite de vaca possui 87% de água e 13% de outros componentes, como cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A e B, importantes para uma alimentação saudável.

São vários tipos de leite de vaca: desde leite UHT, leite fresco, leite fresco tipo A, leite tipo A2. Mas quais são as diferenças entre eles? Especificamente entre leite fresco tipo A e o leite UHT?

Leite pasteurizado

Leite fluido submetido a um dos processos de pasteurização previstos na legislação vigente, envasado automaticamente em circuito fechado e destinado a consumo humano direto. ­ Leite UHT (Ultra High Temperature): leite homogeneizado que foi submetido, durante 2 a 4 segundos, a uma temperatura entre 130°C e 150°C, mediante um processo térmico de fluxo contínuo, imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32°C e envasado sob condições assépticas em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas.

Conforme atesta relatório conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o processo de ultrapasteurização (UHT) preserva as qualidades nutritivas do leite. Comparado ao leite pasteurizado, o leite UHT iguala-se a ele não somente quanto ao valor nutritivo, como também quanto à cor e ao sabor.

Leite UHT

Já o leite UHT, também conhecido como leite longa vida, passa por um procedimento chamado ultra pasteurização, onde é aquecido a altas temperaturas, podendo chegar até 150ºC, por isso a sigla UHT, que significa Ultra High Temperature em inglês. Esse processo elimina praticamente todos os micro-organismos presentes no leite e também os nutrientes e minerais importantes. No Leite UHT, é comum a adição de aditivos e conservantes, o que prolonga sua validade para três a quatro meses.

A Xandô é referência em leite fresco tipo A, sendo líder de mercado no estado de SP, seu produto possui um grande diferencial no mercado devido a sua qualidade superior, procedência comprovada, pureza e frescor. Seu produto é produzido em ambiente controlado com acompanhamento de especialistas e rastreabilidade devido a toda tecnologia oferecida pela Fazenda Colorado, que é atualmente, eleita pela 11ª vez na edição 2024 do Ranking Top 100, da Revista MilkPoint, como maior produtora de leite. Além disso, no ano passado, a FC chegou à marca histórica da produção de 110.421Kg de leite.

De acordo com a gerente de marketing da Xandô, Débora Gasperi, um dos ideais da empresa é demonstrar cuidado com a saúde de seus consumidores. “Na Xandô nosso leite é leite porque a nossa missão é nutrir as pessoas trazendo para a mesa dos consumidores alimentos e bebidas de origem natural e verdadeira, nossos produtos são sempre frescos, a natureza produz e a Xandô embala. E o consumidor sabe exatamente de onde veio, o que você está consumindo.”

Sobre a Xandô

Há mais de 40 anos, a Xandô produz produtos naturais e frescos. Hoje a marca éreferência em leites tipo A e sucos 100%.

Em 1982, a Laticínios Xandô foi fundada dentro da Fazenda Colorado (F.C.), que é a maior produtora de leite do Brasil e foi pioneira na conquista das certificações de Biosseguridade | CERTBIOS, que garante a manutenção da saúde do rebanho e consequentemente a segurança alimentar ao consumidor; e Bem-Estar Animal | QIMA-WQS, que garante as 5 liberdades aos animais.

Em 1997, a marca expandiu sua atuação para sucos integrais, sem conservantes e aditivos. A primeira fruta foi a laranja, mas atualmente o portfólio conta com sete sabores, são eles: laranja, maçã, limonada siciliana, tangerina, uva, goiaba e mix (laranja, abacaxi, cenoura e gengibre).

Os produtos da marca também estão nas categorias de queijos e manteigas, mantendo o seu DNA original, pois são produzidos com o leite tipo A da Xandô.

Acesse: https://www.xando.com.br/

Redes sociais: @xandobrasil

SAC: 0800 77 92636

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  • Data: 29/05/2024 03:05
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