Operação Delegada implantada na Av. Paulista reduz em 45% furtos e roubos de celulares na região
Dados apresentados apontaram que houve queda de julho a novembro de 2023. Os dados formam apresentados pelo subprefeito da Sé e pela Associação Paulista Viva
- Data: 27/05/2024 19:05
- Alterado: 27/05/2024 19:05
- Autor: Redação
- Fonte: Associação Paulista Viva
SP
Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil
A Operação Delegada implantada na Avenida Paulista registrou uma queda de 45% no registro de furtos e roubos de celulares na região, no período de julho a novembro de 2023.. Os dados foram apresentados pelo sub-prefeito da Sé, coronel Álvaro Batista Camilo, pelo presidente da Associação Paulista Viva, Livio Giosa e pelo vice-presidente Antonio Carlos Franchini, em evento no qual também foram anunciados os próximos passos da operação.
Os dados apresentados também apontaram uma redução a criminalidade de 2022 para 2023, registrados no 78°DP. Houve redução de 30% de outros roubos (873 ocorrências a menos), 22% roubos de veículos (5 ocorrências a menos), 16% outros furtos (-1.761 ocorrências) e 25% de furtos de veículos (126 ocorrências a menos).
Os resultados positivos vêm da adesão voluntária à Operação de policiais militares, policiais civis, guardas civis, guardas civis metropolitanos e bombeiros que integram a Polícia Militar. Em janeiro de 2023 havia cerca de 97 PMs (27%) por dia e no mês de dezembro cerca de 164 PM (56%). Já em janeiro deste ano, 194 PMs atuaram por dia (106%).
“Continuaremos com as conversas com o poder público para que as ações de segurança sejam ampliadas para a segurança na região. Mas, os números apontam que estamos no caminho certo, diante da redução do número de furtos e roubos de celulares, permitindo com que todos possam trafegar na Av.Paulista em segurança”, pontuou Lívio Giosa.
Investimento em Segurança Urbana Atividade Delegada
Em 2017, o município investiu R$ 45 milhões na Atividade Delegada e para 2024 esse valor está orçado em 297 milhões de reais, ou seja, um aumento em mais de 660%, em 7 anos.
No início do mês, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo publicou portaria em que definiu as áreas estratégicas para pagar adicional de 30% por hora trabalhada por agentes de segurança em seus períodos de folga — na chamada Operação Delegada. São no total 1.606 vagas que poderão ser aderidas voluntariamente por policiais militares, policiais civis, guardas civis metropolitanos e bombeiros que integram a Polícia Militar. A Avenida Paulista contará com um reforço de 215 agentes de segurança.
As regiões onde haverá incentivo à adesão dos policiais se concentram nas áreas de duas subprefeituras: Sé e Mooca, ambas no Centro da capital. Os endereços incluem a chamada cracolândia (cenas abertas de uso), onde roubos a lojistas têm sido frequentes, a Rua 25 de Março— palco de recorrentes furtos de celulares — e o Viaduto do Glicério, ponto conhecido de atuação das chamadas gangues ‘quebra-vidro’.
O reajuste dos valores pagos aos Policiais que aderem à Operação Delegada foi aprovado em novembro pela Câmara Municipal e sancionado no mês passado pelo prefeito Ricardo Nunes.
Os próximos passos anunciados são acompanhamentos e monitoramento das atividades, instruções e treinamentos para capacitação dos Policiais Militares, Visitação in loco de todas as subprefeituras, prosseguimento para o atendimento das demandas das subprefeituras, difusão de instruções e orientações de segurança e melhorias do relacionamento com as instituições vinculadas.