Começa a campanha de vacinação contra paralisia infantil em Diadema
Crianças menores de 5 anos podem se vacinar até 14 de junho em uma das 20 Unidades Básicas de Saúde da cidade; Dia D será em 8 de junho
- Data: 27/05/2024 18:05
- Alterado: 27/05/2024 18:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Vacinação
Crédito:André Baldini
A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) teve início na manhã desta segunda-feira (27/05) em Diadema e em todo o Estado de São Paulo. Todas as crianças menores de 5 anos podem ser vacinadas, até 14 de junho, em uma das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O Dia D será realizado em 8 de junho, das 8h30 às 16h.
O objetivo é proteger as crianças contra a doença e ampliar a cobertura vacinal. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Diadema, Cristina Marins, reforça que a vacina é a principal forma de prevenção da doença.
“A vacina é uma proteção coletiva, não adianta só vacinar as crianças de casa, os vizinhos também precisam se vacinar. Se hoje não vemos pessoas com pólio, é devido ao sucesso de campanhas anteriores. A vacinação é fundamental para evitar a reintrodução de doenças já erradicadas no país”, explica.
A poliomielite está eliminada no Brasil desde 1994, mas o vírus ainda circula no mundo. Por isso, todos os países seguem em risco até que a doença seja erradicada. A poliomielite pode causar paralisia muscular dos membros inferiores de forma irreversível e, em casos graves, pode matar.
A expectativa da campanha é imunizar 95% das crianças menores de cinco anos, conforme preconiza o Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
O que levar
Para se vacinar é preciso levar carteirinha de vacinação, documento com foto e, se possível, o cartão SUS. Crianças devem estar acompanhadas de um dos pais ou responsáveis com mais de 18 anos de idade. Acesse o endereço das Unidades em https://portal.diadema.sp.gov.br/ubs-por-bairro/.
Gripe
Todas as pessoas a partir de seis meses de idade também podem se vacinar contra o vírus da influenza até quarta-feira (29/05). A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina no dia 31, mas em Diadema a celebração de Corpus Christi (30) é feriado municipal e não haverá expediente nas UBSs nos dias 30 e 31 de maio.
Covid-19
Diadema recebeu nesta segunda-feira (27/05) doses da vacina monovalente da Covid-19 para imunizar o público prioritário: crianças entre seis meses a quatro anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e pessoas a partir de cinco anos com comorbidades.
Serviço
Campanha de vacinação contra a paralisia infantil
Até 14 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde
Confira os endereços das UBSs em https://portal.diadema.sp.gov.br/ubs-por-bairro/.
Dia D de vacinação contra paralisia infantil
8 de junho, das 8h30 às 16h.
Campanha de vacinação contra influenza
Até 29 de maio, em todas as UBSs