Obra de duplicação da SP-318 entre São Carlos e Rincão tem início
Mais de 500 mil moradores da região serão beneficiados pela obra, além de gerar 300 novos empregos
- Data: 21/05/2024 15:05
- Alterado: 21/05/2024 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: ARTESP
Crédito:ViaPaulista
A concessionária ViaPaulista inicia hoje (21) a duplicação de 31 quilômetros da Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), do km 249 (próximo a São Carlos) ao km 280 – no entroncamento da SP-318 com a Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), em Rincão. As intervenções serão sob supervisão da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e o investimento total é de R$ 176 milhões
Com a modernização, a rodovia contará com duas novas faixas de rolamento. A divisão dos sentidos norte e sul será feita por elementos de contenção longitudinal, proporcionando maior segurança para os usuários. Além disso, haverá implantação de nova sinalização vertical e horizontal. Essa melhoria beneficiará diretamente os municípios de São Carlos, Rincão, Guatapará, Araraquara, Américo Brasiliense e Santa Lúcia, que somam cerca de 550 mil moradores.
A obra proporcionará condições mais seguras de tráfego no entroncamento entre as duas rodovias (SP-318 e SP-255), que conectam as cidades de São Carlos, Rincão e Araraquara. Isso favorece toda a infraestrutura do corredor logístico entre Ribeirão Preto e São Carlos. Cerca de 300 trabalhadores diretos devem ser mobilizados durante a evolução da obra, que tem previsão de término para novembro de 2026.
“É um investimento que representa mais do que uma simples expansão viária. É um investimento na segurança e no desenvolvimento regional. Essa obra não apenas proporcionará condições mais seguras de tráfego, mas também impulsionará o crescimento econômico das cidades da região ”, enfatiza Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP.
Além de melhorar a mobilidade e segurança viária para os usuários que trafegam pela rodovia, essa duplicação traz benefícios para toda a região. Ela facilita o escoamento da produção agrícola e industrial e estimula a instalação de empresas e indústrias, contando com uma infraestrutura logística adequada.
A duplicação também inclui a construção de sete novos dispositivos de retorno ao longo do segmento, bem como a remodelação do dispositivo existente no km 269. Essas mudanças visam reduzir acidentes causados pela travessia em nível, diminuindo ocorrências de colisões frontais e transversais.