Profissão em Ascensão: Enfermagem cresceu 66% nos últimos nove anos
Segundo dados do Ministério da Saúde, há aproximadamente mais de dois milhões de profissionais no Brasil
- Data: 21/05/2024 14:05
- Alterado: 21/05/2024 14:05
- Autor: Redação
- Fonte: Padrão Enfermagem
Enfermagem
Crédito:Pedro Ventura/Agencia Brasília
Nos últimos anos, a profissão de enfermagem tem experimentado um crescimento notável em todo o mundo, impulsionado por uma série de fatores que refletem as demandas da sociedade. Segundo dados do Ministério da Saúde, há aproximadamente 6,6 milhões de profissionais de saúde no Brasil. Desses, mais de dois milhões atuam na enfermagem, incluindo auxiliares, técnicos e enfermeiros. Houve um crescimento de 66% em nove anos, já que em 2013 aproximadamente 1,8 milhão de profissionais se dedicavam nesse setor. Para Rafael Schinoff, CEO e fundador da Padrão Enfermagem, que atua com agenciamento de profissionais da área da saúde, como enfermeiros e cuidadores de idosos, o envelhecimento da população tem aquecido esse mercado, além da necessidade e busca por cuidados de qualidade em ambientes domiciliares. “Com o aumento da expectativa de vida, o acometimento de patologias traz a conscientização sobre a importância do cuidado preventivo, e isso abre as portas para esse mercado”, enfatiza.
O fundador da Padrão Enfermagem, explica que a capacitação nessa área tem evoluído de forma significativa. “Contamos com uma média de 18.000 profissionais entre cuidadores e profissionais de enfermagem cadastrados nas 53 unidades em operação da nossa rede, e a tendência é que esse número aumente, já que existem inúmeras possibilidades de se qualificar no segmento através de cursos que oferecem certificações especializadas”, comenta.
Vale ressaltar, que o crescimento da profissão de enfermagem é uma indicação do papel fundamental que os enfermeiros desempenham no sistema de saúde e a importância do investimento em formação, desenvolvimento e bem-estar. “À medida que a profissão cresce, espera-se que surjam novas oportunidades e desafios”, finaliza.