Secretário de Meio Ambiente de Ribeirão Pires é eleito delegado durante Conferência

Junto com representantes das administrações públicas, empresários e sociedade civil, Temístocles Cristófaro defenderá diretrizes do ABC em conferência estadual

  • Data: 18/06/2013 12:06
  • Alterado: 18/06/2013 12:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP
Secretário de Meio Ambiente de Ribeirão Pires é eleito delegado durante Conferência

Fé & Esperança Para Cada dia

Crédito:

Você está em:

A Estância Turística de Ribeirão Pires participou da I Conferência Regional do Meio Ambiente do Grande ABC, realizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na última sexta-feira e sábado, dias 14 e 15 de junho, no Teatro Municipal de Santo André. Durante o evento foram debatidas e escolhidas propostas prioritárias da região para questões como produção e consumo sustentável; geração de emprego, trabalho e renda; redução de impactos ambientais e educação ambiental que serão defendidas pelos delegados, também eleitos na cerimônia, durante a conferência estadual, programada para acontecer em setembro, e preparatória para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para outubro.

Eleito delegado para a etapa estadual da conferência, como representante da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, o secretário de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico (Sephama), Temístocles Cristófaro, acredita que a I Conferência Regional do Meio Ambiente do Grande ABC agregou mais profissionais capacitados na discussão sobre a gestão dos resíduos sólidos na região.

“Historicamente, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC foi criado exatamente com o objetivo de gerir a questão do lixo nas sete cidades.

Agora, além do trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Meio Ambiente, que envolve diretamente secretários e adjuntos municipais, técnicos das Prefeituras também puderam apontar caminhos para a solução deste problema”.

Em Ribeirão Pires, a coleta seletiva é tida como modelo de sustentabilidade, com o trabalho da Cooperpires, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do município. Até o final de 2016, a expectativa é que seja comercializado 10% do montante enviado ao aterro sanitário da Lara, localizado em Mauá, o que representa 237 toneladas por mês. Atualmente a coleta seletiva é feita nos bairros: Santa Luzia (segunda-feira), Vila Suíssa (terça-feira); Santana (quarta-feira) e Itacolomy (quinta-feira). Nos demais bairros de Ribeirão Pires a coleta é realizada por agendamento também durante a semana, às sextas-feira a coleta é realizada em condomínio e empresas cadastradas, além dos endereços agendados.

Além disso, a Sephama efetua um trabalho de conscientização ambiental com a população no que diz respeito ao descarte de material eletro eletrônico. Desde agosto de 2012, um posto de coleta de material está instalado na Vila do Doce, no Centro da cidade, recebendo equipamentos cujo destino é a reciclagem. Inicialmente são reaproveitados todos os equipamentos que podem retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. No período de agosto a dezembro do ano passado foram recolhidos cerca de 900 itens encaminhados para a Cooperpires. “A aceitação dos munícipes foi imediata. Todo dia é possível ver pessoas encaminhando material para o posto de coleta”, explicou o secretário.

Os equipamentos considerados como lixo eletrônico são: celulares, acessórios, smartphones, MP3 Players, Ipods, calculadoras, agendas eletrônicas, mini-system TVs de LCD ou plasma, home theaters, câmeras fotográficas  digitais, filmadoras, microcomputadores, terminais de caixas, impressoras (matricial, laser, jato de tinta, plotters de pequeno e grande porte), mesa digitalizadora, impressora de caixa, scanner, fax, monitor de computador CRT/LCD, vídeo cassete, reprodutores de DVD, projetores, videogames, videokês, notebooks, aparelho terminais, Pabx, secretária eletrônica, fogões, geladeiras e equipamentos que utilizam energia elétrica.

COMPOSIÇÃO – Dentre os 76 delegados eleitos durante a Conferência Regional do Meio Ambiente também estão outros representantes de Ribeirão

Pires: Marisa Guedes e Carolina Schers de Góes (Instituto Acqua) e Francisco Inácio da Silva (Cooperpires).

Compartilhar:

  • Data: 18/06/2013 12:06
  • Alterado:18/06/2013 12:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP









Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados