Com público recorde, Virada da Solidariedade arrecada 10 toneladas de donativos para o RS

Evento ainda foi responsável por criar 6 mil empregos diretos e indiretos e expectativa de impacto econômico de R$ 100 milhões

  • Data: 20/05/2024 21:05
  • Alterado: 20/05/2024 21:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Com público recorde, Virada da Solidariedade arrecada 10 toneladas de donativos para o RS

Virada da Solidariedade

Crédito:Prefeitura de São Paulo

Você está em:

A Virada da Solidariedade bateu recorde de público neste ano, com 4,5 milhões de pessoas, 12,5% a mais do que em 2023, e ainda foi responsável pela arrecadação de 10 toneladas de donativos que serão enviados às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul. O evento ainda criou 6 mil empregos diretos e indiretos e expectativa de impacto econômico de R$ 100 milhões.

Além disso, o número de passageiros que utilizaram os ônibus municipais neste domingo cresceu de 32% com relação à edição do ano passado, quando ainda não havia o Domingão Tarifa Zero. Neste dia 19 de maio, um total de 2,96 milhões de passageiros andaram de graça nos ônibus municipais em toda a cidade, enquanto em 2023 foram 2,25 milhões no domingo da Virada.

A população contou também com 6.220 agentes de segurança, dos quais 2.800 policiais, 720 guardas-civis metropolitanos (GCMs), que utilizaram 274 viaturas, além de 2.700 seguranças privados, garantindo a tranquilidade do evento.

Em solidariedade à população do Rio Grande do Sul, neste ano a Prefeitura de São transformou a Virada Cultural na Virada da Solidariedade, com tendas de coleta disponíveis em todas as 12 arenas de shows, em cada acesso de entrada. A contribuição foi voluntária e os participantes da Virada podiam doar alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene e de limpeza.

Sob o lema “Unidos pela Solidariedade: a Virada Cultural de um só País”, o público teve à disposição mais de 600 atrações distribuídas por toda cidade. Ao todo, foram 12 arenas, com 22 palcos, e 76 espaços culturais com programação, entre casas de cultura, teatros, museus, bibliotecas, centros culturais e equipamentos de entidades parceiras como o SESC e Itaú Cultural.

Os itens foram recolhidos no fim do evento e levados para o Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A logística de distribuição está sendo acertada entre a Prefeitura de São Paulo e os municípios mais atingidos do Rio Grande do Sul.

“O prefeito Ricardo Nunes se sensibilizou muito com a tragédia no Rio Grande do Sul e nos convocou a usar a plataforma da Virada Cultural do Pertencimento para mobilizar a população a doar, ressignificando o evento para essa ação social importante, de empatia com o outro”, disse a secretária municipal de Cultura, Lígia Jalantonio.

Festa inesquecível

Esta edição da Virada da Solidariedade trouxe artistas que dificilmente os fãs vão se esquecer, como Pabllo Vittar, Maiara e Maraísa, Gloria Groove, Léo Santana, Kevin O Chris, DENNIS, Claudia Leitte, Matuê, Vanessa da Mata, Joelma, Maria Rita, Roberta Miranda, É O Tchan, BK’, Leonardo, Elba Ramalho, Michel Teló, Raça Negra, Fundo de Quintal, MC Hariel, Lenine, Xamã, Geraldo Azevedo, Latino, Queen Live Kids e a atração internacional Julian Marley. O clima de festa tomou conta das arenas.

O modelo descentralizado adotado pela Prefeitura foi elogiado tanto pelo público quanto por artistas.

Compartilhar:

  • Data: 20/05/2024 09:05
  • Alterado:20/05/2024 21:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados