FEI Portas Abertas 2024 promove mais de 100 atividades interativas para estudantes

Mais de 2 mil pessoas embarcaram na 14ª edição de um dos eventos estudantis mais tradicionais do ABC, organizado pela instituição

  • Data: 18/05/2024 17:05
  • Alterado: 18/05/2024 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
FEI Portas Abertas 2024 promove mais de 100 atividades interativas para estudantes

Crédito:Divulgação

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No último sábado (18), a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) realizou a 14ª edição do evento FEI Portas Abertas, abrindo o seu Campus de São Bernardo do Campo para alunos do ensino fundamental e ensino médio visitarem projetos, participarem de atividades dinâmicas, relacionadas às profissões do futuro e conversarem com professores e alunos da FEI, que ocasionalmente partilham também suas experiências. 

O evento realizado neste sábado (18), atraiu mais de 2 mil pessoas no Campus, que conheceram de perto os laboratórios, projetos e pesquisas premiadas e reconhecidas nacional e internacionalmente em inovação, tecnologia e gestão. O evento é um dos mais tradicionais do ABC para alunos do Ensino Médio. O evento também contou com dezenas de atividades organizadas por professores, colaboradores e alunos dos cursos da Instituição.

FEI Portas Abertas 2024

“Tenho interesse nos temas relacionados à Ciência da Computação e vi nesse evento uma oportunidade para conhecer os projetos da FEI na área e a estrutura da universidade. Posso dizer que gostei bastante”, comentou Tomé Giane, aluno do colégio Liceu Santista. 

Parceria FEI e Ford

Em 2024 uma das grandes novidades foi uma parceria que a FEI fez com a Ford, expondo um Mustang Mach E, modelo elétrico de um dos veículos mais desejados do mundo. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes o que há de mais moderno e inovador no mundo do automobilismo. 

“A participação da Ford é de grande importância para a universidade e seus alunos, assim como para os visitantes do evento. A presença da empresa destaca o alinhamento do curso de Engenharia Mecânica da FEI com as demandas atuais do mercado. Além disso, evidencia a alta empregabilidade dos nossos alunos e ex-alunos, muitos dos quais estão ativamente envolvidos em projetos inovadores e desafiadores na Ford, tanto como estagiários quanto como profissionais efetivos. A parceria é um testemunho da forte conexão entre a academia e o setor industrial, proporcionando oportunidades valiosas de aprendizado e desenvolvimento para os nossos alunos”, destaca Sandro Vatanabe, coordenador de Engenharia Mecânica da FEI. 

Para Reinaldo Araújo, Engenheiro de Produtos da Ford e ex-aluno de Engenharia Mecânica da FEI, essa parceria é muito valiosa, pois a indústria tem que estar no ambiente acadêmico para preparar os alunos para o mercado de trabalho e para que eles vejam na prática e tenham contato com o que há de mais inovador nas indústrias. “A FEI me ajudou muito e até hoje prepara muito bem os alunos com seu corpo docente amplamente capacitado e os projetos acadêmicos. O trabalho em equipe e o cumprimento de prazo durante os projetos são grandes diferenciais da FEI, que ajudam no mercado de trabalho”, finaliza o Engenheiro da Ford. 

FEI Portas Abertas 2024

Estudantes

“Eu participei da edição do ano passado, conheci a instituição através de um fórum da minha escola e ver toda essa dedicação dos alunos, empenho nas atividades e motivação, me ajudaram muito a escolher a FEI. No ano passado também pude participar das dinâmicas propostas e hoje faço parte da equipe Fórmula FEI”, destaca Mayara Teixeira, aluna do primeiro período de engenharia mecânica da FEI e que participou como visitante do FEI Portas Abertas de 2023.

“Acredito que o evento é uma oportunidade para os alunos verem com qual curso mais se identificam e escolherem de vez uma profissão. Eu ainda estou na dúvida de qual curso fazer, porém, sinto mais afinidade com os temas relacionados à administração. Tive a motivação de vir até o evento justamente para ver os projetos dos alunos da FEI e conhecer o campus e as possibilidades”, destacou Manuela, aluna do terceiro ano do ensino médio no colégio São Francisco Xavier.

Os alunos que foram até a FEI puderam participar de experiências com ambientes imersivos utilizando óculos de Realidade Virtual do projeto VR-FEI, além de interagir com robôs humanoides, small-size e de serviços, a exemplo da Robô Hera, da equipe RoboFEI – campeã na competição mundial da RoboCup 2022, que aconteceu na Tailândia. Também tiveram atividades sobre aplicação do metaverso em áreas médicas, com uma experiência totalmente interativa aos participantes. Para aqueles mais interessados por empreendedorismo e novidades de mercado, os alunos e professores de Administração da FEI organizaram atividades como “Storytelling e a construção da marca” e “Como criar um Algoritmo em 10 minutos”. 

Sobre a FEI:

Com mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão. 

A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina. 

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.     

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  • Data: 18/05/2024 05:05
  • Alterado:18/05/2024 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









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