Novo CRAS de Diadema já atende cerca de 8 mil famílias

Centro de Referência em Assistência Social no bairro Promissão vai desafogar o CRAS Naval (antigo CRAS Leste) e facilitar a vida dos moradores da região da Vila Nogueira e Casa Grande

  • Data: 15/05/2024 17:05
  • Alterado: 15/05/2024 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Novo CRAS de Diadema já atende cerca de 8 mil famílias

Crédito:Pedro Roque

Você está em:

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), entregou nesta quarta-feira (15), um novo Centro de Referência em Assistência Social, o CRAS Promissão (Rua Prudente de Morais, 306 – Promissão). A entrega celebrou o Dia do Assistente Social, comemorado neste dia 15.

“Hoje a gente entrega esse prédio com muita alegria para servir os cidadãos e cidadãs da nossa cidade, porque é isso que somos: Servidores. Trabalhamos para servir à população. Então podem contar com o serviço das trabalhadoras e trabalhadores públicos que acolherão vocês aqui a partir de agora,” afirmou o prefeito José de Filippi Jr aos moradores presentes à inauguração.

O prefeito de Diadema lembrou que a volta do CRAS Promissão já era um desejo de seu mandato desde que assumiu – e se tornou prioridade a partir do momento que recebeu um abaixo-assinado, protocolado pelo vereador Jeferson Leite, com 11 mil assinaturas de moradores do entorno que pediam pelo serviço. “Esse CRAS vai fazer muita diferença na região,” celebrou o vereador.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Márcia Barral, lembrou que foram investidos mais de 370 mil reais em obras e equipamentos para a reabertura do novo CRAS. “Este prédio estava fechado e sucateado desde 2017, tivemos que refazer tudo. E agora entregamos esse serviço essencial para ajudar a Assistência Social em seu trabalho de formiguinha nos territórios, para cuidar, proteger, acolher e dar o apoio necessário às famílias e suas demandas,” afirmou.

Para Thiago Neves da Costa, o novo coordenador do serviço, esse CRAS está de volta para se efetivar como símbolo de defesa de direitos e acesso aos recursos do município por parte de sua população. “Que o nosso serviço possa ser grande por si só. E será,” afirmou o coordenador. “Mas que ele possa ser ainda maior ao somar forças com as UBS, escolas, movimentos sociais e ao gigante Quarteirão da Educação, que também chegará em breve para melhorar a vida das pessoas aqui da região Leste e de toda Diadema.”

“É verdade,” comentou Maria Aparecida de Souza, 47, do Jardim Gazuza: “Aqui passou muito tempo abandonado. Eu precisava pegar ônibus ou uber pra ir no Naval e, quando o dinheiro não dava, ia a pé. E era uma caminhada. Agora estou a 10 minutos de casa e tá tudo novinho em folha. Eu tenho um filho hiperativo, preciso passar com a assistente social pra ver um acompanhamento pra ele, e posso vir aqui tranquilamente.”

A confeiteira Daiana Franco de Almeida, 38, do Promissão, concorda: “Mesmo de ônibus, tinha que descer e ainda caminhar um bocado pra chegar no Naval. Eu moro aqui vizinha do CRAS e é muito melhor ser atendida no nosso bairro. Pra gente era muito complicado lá, porque, além de ser fora de mão, eram muitas famílias num só lugar, os agendamentos demoravam,” desabafou.

Realmente, as cerca de 15 mil famílias que estavam sendo atendidas apenas no CRAS Naval foram distribuídas entre as duas unidades, que atendem agora cerca de 8 mil famílias cada. O bairro Casa Grande será atendido integralmente no CRAS Promissão, o Piraporinha será atendido integralmente no CRAS Naval e quem é da Vila Nogueira será atendido parcialmente em cada um dos dois equipamentos.

O Serviço de Cartografia da Prefeitura realizou um novo mapeamento de famílias para todos os CRAS e emitiu uma listagem das vias e respectivas numerações que estão a cargo de cada equipamento. Essa divisão dará mais agilidade aos agendamentos, atendimentos e ao programa de atenção integral às famílias. Quem estiver em dúvida sobre seu CRAS de referência, pode se informar por telefone.

Camilly Oliveira, 20, do Jd. Arco Íris, era a primeira da fila a ser atendida no novo CRAS. No seu colo, um pacotinho de manta e gorro: Derick, seu bebezinho de apenas 1 mês. Com essa nova família recém-formada, lá estava ela para fazer seu Cadastro Único e pleitear a Bolsa Família e outros benefícios. “Ainda bem que, quando eu precisei, o CRAS mudou pra cá, a 10 minutinhos de casa. Meu filho agradece.”

O CRAS Naval continua funcionando normalmente na Rua Idealópolis, 295 – Piraporinha. Com o novo CRAS Promissão, agora são seis os CRAS em funcionamento na cidade.

CRAS, pilares do SUAS

Nos CRAS, busca-se conhecer as famílias em situação mais vulnerável e entender o que leva essa família a ficar fragilizada antes que seus vínculos se rompam (diferente dos CREAS, que atuam quando já há um rompimento desses vínculos).

Os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são descentralizados, para que a Assistência Social fique mais próxima dos lugares de maior vulnerabilidade. Pessoas com dificuldade em acessar direitos básicos no dia a dia ou com vínculos familiares mais frágeis, também costumam ter vínculos mais frágeis com a cidade, com o bairro em que vivem. A Assistência Social atua como articuladora naquela região, para pensar em ações estratégicas que amplie o acesso das famílias aos direitos básicos.

Assim, famílias mais vulneráveis vão poder recuperar seus direitos à Assistência Social e outras que já recebem seus benefícios e vão poder renovar, aperfeiçoar e fortalecer esses direitos. “O CRAS Promissão será mais um espaço de acolhimento, de mão estendida e de braços abertos para a concessão e garantia de direitos, como propõe o SUAS,” concluiu o coordenador Thiago.

Compartilhar:

  • Data: 15/05/2024 05:05
  • Alterado:15/05/2024 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados