EcoTroca no Bairro Santa Maria ultrapassa as 7 toneladas de alimentos entregues a moradores
A cada 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador recebe 1 kg de alimento e uma barra de sabão
- Data: 09/05/2024 15:05
- Alterado: 09/05/2024 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
EcoTroca no Bairro Santa Maria
Crédito:Eric Romero / PMSCS
Moradores de São Caetano participaram na manhã desta quinta-feira (9/5) do 6º EcoTroca de 2024, na Praça Maria Salete Bento Cicaroni, no Bairro Santa Maria. Em sua décima edição (desde o início, em 2023), o EcoTroca chegou a 7.421 kg de alimentos não perecíveis entregues a moradores em troca de recicláveis.
O programa é uma parceria da Prefeitura com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). A cada 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador recebe 1 kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega). As trocas acontecem sempre das 10h às 12h ou até terminar o estoque.
“O EcoTroca tem a sustentabilidade como forte pilar e, também, conta com o aspecto econômico e social, por contribuir para a geração de renda e para o combate à insegurança alimentar. É, com certeza, um programa que melhora a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.
Os alimentos são provenientes de doações das redes varejistas e atacadistas, além de outros parceiros, e encaminhados ao Banco de Alimentos. Dessa forma, o EcoTroca proporciona aos cidadãos uma alimentação mais enriquecida e saudável, proporcionando maior segurança nutricional.
A presidente do Fundo Social e primeira-dama, Denise Auricchio, participou da elaboração do programa ao lado do prefeito Auricchio. “O EcoTroca auxilia as famílias, com a entrega de alimentos não perecíveis, além de recebermos produtos recicláveis e óleo de cozinha usado, que é de difícil descarte. Este é um programa que trata de duas frentes das mais importantes e termos ultrapassado a marca de 7 toneladas é bastante expressivo”, acrescentou Denise Auricchio.
APROVAÇÃO POPULAR
“Sempre que posso, faço questão de participar, independentemente do bairro, porque acredito que seja um programa dos mais importantes, não só pelo aspecto ecológico, já que o descarte do óleo de cozinha é muito difícil, mas porque tem o lado social: o kit com alimentos e sabão são muito importantes no auxílio ao orçamento familiar”, testemunhou a dona Derli Martorelli, 72 anos, moradora do Bairro Barcelona e que foi fazer a troca no Santa Maria.