Metrô realiza simulado na Penha para avaliar alternativas aos passageiros durante as obras de ampliação da estação

Obras do Complexo Penha vão propiciar a integração das linhas 3-Vermelha, 2-Verde e 11-Coral, oferecendo mais conforto e rapidez aos passageiros

  • Data: 09/05/2024 08:05
  • Alterado: 09/05/2024 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Metrô
Metrô realiza simulado na Penha para avaliar alternativas aos passageiros durante as obras de ampliação da estação

Metrô

Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil

Você está em:

O Metrô realiza entre 4h40 e 9h desta quinta-feira (9), um exercício simulado na estação Penha (Linha 3-Vermelha) que vai avaliar as alternativas de embarque e desembarque, que serão propostas aos passageiros durante o período de obras de ampliação da estação.

O exercício prevê a interdição de duas escadas rolantes que ligam o mezanino da estação à plataforma de embarque, para avaliar como as mudanças vão refletir no trajeto dos passageiros, possibilitando ajustes que diminuam o impacto das intervenções. Essa medida é necessária para o início da reforma para ampliar o mezanino, incluindo a instalação de novas escadas rolantes e a construção de passarelas de transferência para a CPTM e para a Linha 2-Verde, proporcionando aumento da capacidade de demanda, novas alternativas de deslocamentos e maior agilidade aos passageiros em suas viagens.

As interdições de fato terão início no próximo dia 14 com a instalação de tapumes, avançando gradativamente, conforme a necessidade da obra, até a desmontagem dessas escadas rolantes. Todas as novas orientações de fluxo aos passageiros serão divulgadas por cartazes que serão afixados em locais estratégicos na estação, mensagens sonoras e pelos funcionários que estarão aptos para auxiliar no que for preciso.

Durante as obras, com duração prevista para até 24 meses, os passageiros terão que conviver com alguns inconvenientes no dia a dia, como a diminuição de escadas rolantes e de alguns espaços do mezanino que serão interditados e fechados por tapumes para a execução das obras. A realização deste simulado não causará impactos na operação dos trens da Linha 3-Vermelha.

Complexo Penha

O complexo de estações da Penha contempla a entrega de uma nova estação subterrânea para a Linha 2-Verde, uma estação em superfície para a Linha 11-Coral da CPTM, além da conexão com a existente estação da Linha 3-Vermelha do Metrô e sua ampliação. Esse terminal multimodal vai ajudar a redistribuir o fluxo de passageiros e dar novas opções de trajeto, facilitando a chegada dos moradores da zona leste às regiões da Paulista, Sul e Sudoeste.

O complexo terá cerca de 25 mil m² de área construída, 43 escadas rolantes e oito elevadores. Para a estação da Linha 2, a área será de 17,5 mil m², com 25 metros de profundidade. Serão 30 escadas rolantes e 16 fixas, com seis elevadores.  Já a estação da Linha 11 ficará entre as estações das linhas 3-Vermelha e 2-Verde, contando com 7 mil m² de área construída, 13 escadas rolantes, três fixas, dois elevadores e quatro diferentes níveis.

Todo o complexo, incluindo a estação da Linha 3 já existente, deverá receber 102 mil passageiros por dia, tornando-se a estação mais movimentada do novo trecho da Linha 2-Verde. A ampliação desta linha vem sendo feita pelo Metrô que está construindo oito novas estações e 8,4 km de vias entre a Vila Prudente e a Penha.

Compartilhar:

  • Data: 09/05/2024 08:05
  • Alterado:09/05/2024 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Metrô









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados