Viaduto Castelo Branco reabre em Santo André

Parte do Complexo Viário Santa Teresinha, Viaduto Castelo Branco tem sua reforma concluída. Cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito da capital, Ricardo Nunes

  • Data: 01/05/2024 15:05
  • Alterado: 01/05/2024 15:05
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC
Viaduto Castelo Branco reabre em Santo André

Viaduto Presidente Castelo Branco é reaberto integralmente após 16 meses de obras

Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC

Você está em:

A manhã deste 1º de Maio em Santo André foi marcada pela reabertura completa do Viaduto Castelo Branco. Em obras desde novembro de 2022, a importante ligação entre a Avenida Prestes Maia e a Avenida dos Estados foi liberada após passar por modernização, recuperação de sua estrutura e repavimentação.

O mês de aniversário da cidade chegou ao fim, mas o último compromisso marcado na agenda dos 471 anos de Santo André aconteceu nesta quarta-feira: a aguardada liberação integral do Viaduto Presidente Castelo Branco. Foram 16 meses de trabalho — quatro a menos que o previsto inicialmente — ocorrendo sem interdição total do eixo viário. Até ontem, porém, apenas algumas das alças e faixas estavam em funcionamento.

Trabalhadores que participam das obras do Complexo Santa Teresinha receberam agradecimentos pelo esforço neste 1º de Maio
Trabalhadores que participam das obras do Complexo Santa Teresinha receberam agradecimentos pelo esforço neste 1º de Maio (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Aproveitando o menor fluxo de veículos devido ao feriado do Dia do Trabalhador, a prefeitura realizou a cerimônia de inauguração da estrutura — com direito a corte da faixa simbólica de entrega na última faixa finalizada. Estiveram presentes o prefeito Paulo Serra; a primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra; o secretário de Mobilidade Urbana de Santo André, Donizeti Pereira; o vice-prefeito Luiz Zacarias; e outras autoridades do município. O evento ainda contou com a visita de Ricardo Nunes, chefe do executivo da capital paulista.

Além da reabertura do Viaduto Castelo Branco, a manhã de hoje marcou o inicio do funcionamento da primeira Faixa Azul para Motos fora da cidade de São Paulo. Coincidentemente, ou, para o secretário Donizeti, um fruto de “intervenção divina,” Santo André obteve autorização instalar esta sinalização neste momento em que o Viaduto estava para ser entregue. Como o local contemplado foi a mesma Prestes Maia que se conecta ao Castelo Branco, o resultado foi uma combinação de inaugurações.

O novo Viaduto Castelo Branco

Parte do grande projeto de tráfego que é o Complexo Santa Teresinha, o Viaduto Castelo Branco demandava uma grande intervenção: sua estrutura que data do final da década de 1960 já apresentava um significativa degradação. Com modernas técnicas de engenharia aplicadas no projeto de reforma, o viaduto se torna agora mais durável e seguro.

Viaduto Castelo Branco passou por uma grande recuperação de sua estrutura e ganhou nova pavimentação
Viaduto Castelo Branco passou por uma grande recuperação de sua estrutura e ganhou nova pavimentação (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Donizeti Pereira, que assumiu a secretaria justamente no início destas intervenções, se mostrou plenamente satisfeito com o resultado. “Teremos vivido uma vida boa se ao final dela a gente ver que tornamos a vida dos outros melhor,” afirma. Ele comenta que o viaduto reformado vai ajudar os andreenses a chegarem em casa mais rapidamente e de forma mais segura — Pereira, portanto, teria cumprido o que almejava.

Além da importância que o Viaduto Castelo Branco tem para conectar moradores de Santo André a outros municípios, Paulo Serra destaca que a entrega é também uma ligação entre o primeiro e o segundo subdistrito da própria cidade. O prefeito lembra que os residentes deste último costumavam dizer “vou a Santo André” ao ir para o centro — como se não fossem parte do município. Para ele, isso acabou graças a entregas como esta.

Donizeti Pereira, secretário de Mobilidade Urbana de Santo André
Donizeti Pereira, secretário de Mobilidade Urbana de Santo André (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

O Complexo Viário Santa Teresinha segue em obras: serão dois novos viadutos que irão melhorar o fluxo de veículos que transpõem o Rio Tamanduateí, com reflexos diretos também na Avenida dos Estados. Além disso, o pacote de intervenções que soma R$ 145 milhões — provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) — contempla um parque linear e melhorias para os pedestres e ciclistas que também circulam por ali.

Ricardo Nunes em Santo André: troca de boas práticas

O prefeito Ricardo Nunes foi uma presença ilustre na cerimônia desta quarta-feira. Mas além de prestigiar a entrega de uma obra importante para a região metropolitana encabeçada pela cidade que ele administra, o político foi conferir a “exportação” de um projeto de sua gestão. A Faixa Azul para Motocicletas saiu dos limites de São Paulo pela primeira vez.

Instalado inicialmente nas avenidas dos Bandeirantes e 23 de Maio, o equipamento zerou o número de mortes de motociclistas nestes locais desde que foi implementado. Santo André importa a boa experiência da capital com 5 km de Faixa Azul na Avenida Prestes Maia — um eixo com alto fluxo de motos e que registrou, em 2023, mais de 300 acidentes envolvendo estes veículos.

Ana Carolina Serra aplaude a "exportação" da Moeda Verde de Santo André para São Paulo
Ana Carolina Serra aplaude a “exportação” da Moeda Verde de Santo André para São Paulo (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Mas, assim como a Avenida dos Estados liga Santo André e São Paulo nos dois sentidos, as políticas públicas dos dois municípios também vão e vem. Se Santo André importou a Faixa Azul, a cidade também exporta a Moeda Verde para a capital. A iniciativa criada por Ana Carolina Serra em seu período a frente do Fundo Social de Solidariedade do município arrecada resíduos recicláveis e dá em troca alimentos para pessoas que precisam. Presente em 26 comunidade de Santo André, a Moeda Verde deve figurar na cidade de São Paulo em breve.

Eleições municipais de 2024

Paulo Serra e Ricardo Nunes rasgaram elogios à gestão um do outro mas, quando questionados sobre uma possível aliança de suas siglas nas eleições de 2024 as respostas tomaram rumos diferentes. Serra, presidente estadual do PSDB, diz que seu partido está avaliando o cenário e ainda não tem nada definido. O apresentador José Luiz Datena se filiou aos tucanos no último mês, podendo ser um possível nome para vice de Tabata Amaral (PSB) ou ainda lançar candidatura própria.

Ricardo Nunes almeja a aliança com o PSDB nas eleições municipais na capital paulista
Ricardo Nunes almeja a aliança com o PSDB nas eleições municipais na capital paulista (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Nunes não titubeia ao dizer que quer o PSDB consigo. Para o político do MDB, o apoio dos tucanos seria um caminho lógico a se seguir, já que porção significativa do seu secretariado é filiada ao partido.

Compartilhar:

  • Data: 01/05/2024 03:05
  • Alterado:01/05/2024 15:05
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados