Centros Esportivos da Prefeitura de SP ofertam atividades físicas e de lazer para todas as idades
A prática de exercícios é benéfica para a saúde do corpo e da mente
- Data: 18/04/2024 15:04
- Alterado: 18/04/2024 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Atividades físicas
Crédito:Divulgação
Atividades físicas e de lazer, de forma gratuita para a população. Esta é a proposta dos 46 Centros Esportivos da Prefeitura de São Paulo, localizados em vários pontos da capital. Para frequentar qualquer uma das unidades basta fazer a carteirinha, que pode ser solicitada de forma on-line ou presencial. Clique aqui para ter acesso aos endereços.
A prática de exercícios proporciona a melhora da capacidade cognitiva, do sono e mais disposição, independentemente da faixa etária do praticante. Assim como a saúde física, a mental também é beneficiada, já que a atividade favorece a autoestima. Isso porque estimula a produção de endorfina, neuro-hormônio responsável pelo bom humor, alivia o nervosismo e melhora o fluxo de sangue para o cérebro, desenvolvendo o raciocínio e a memória. Os esportes também auxiliam na socialização.
Infância
As atividades físicas durante a infância, supervisionadas por um responsável, estimulam o trabalho em equipe, o exercício da disciplina e o senso de responsabilidade, assim como o controle emocional.
De acordo com o Dr. Héldio Fortunato, médico do São Paulo Futebol Clube e atualmente médico do esporte da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), a maioria dos pequenos costuma se manter ativa, correndo e brincando. “No entanto, é preciso ficar atento, para que se divirtam em segurança”, afirmou.
A prática de esportes também proporciona muitos benefícios para a terceira idade: ajuda a ocupar o tempo ocioso, melhora a disposição e a oxigenação sanguínea, reduzindo a probabilidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de minimizar a perda de memória. “Os mais velhos que são sedentários devem começar a se exercitar fazendo atividades leves como caminhadas, desde que autorizados pelos médicos que o acompanham,, sempre nas primeiras horas da manhã ou no final de tarde”. Segundo Fortunato, a primeira fraqueza do idoso é a muscular e, por isso, deve fazer exercícios de resistência, tonificar a musculatura e até auxiliar nas atividades domésticas, desde que estejam aptos.