Fábrica de Cultura realiza apresentação musical na Estação Capão Redondo

Ateliê Coral Afro faz exibição nesta quinta (11), com canções autorais e de grandes artistas; oito Fábricas de Cultura têm patrocínio da ViaMobilidade e Instituto CCR

  • Data: 10/04/2024 11:04
  • Alterado: 10/04/2024 11:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: ViaMobilidade
Fábrica de Cultura realiza apresentação musical na Estação Capão Redondo

Coral Afro existe há um ano na Fábrica de Cultura Capão Redondo reunindo aprendizes de diferentes idades para um aprendizado artístico pedagógico

Crédito:João Paulo

Você está em:

Com mais de 90 mil pessoas que diariamente usam o metrô, a Estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás, será palco de uma apresentação artística, a partir das 19h desta quinta-feira (11), do grupo Coral Afro, formado por 25 aprendizes da Fábrica de Cultura Capão Redondo, com canções autorais e de grandes artistas. O Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob gestão da Poiesis, conta com patrocínio do Instituto CCR e da ViaMobilidade Linhas 5 e 17, concessionária responsável pelo serviço, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, para o ano de 2024.

O ateliê Coral Afro existe há um ano na Fábrica de Cultura Capão Redondo, uma das oito unidades que contam com o aporte financeiro, preparando os aprendizes de diferentes idades para uma trajetória artística e pedagógica, por meio de ensinamentos de aquecimento e técnicas vocais diversas, contemplando também a história da cultura afro-brasileira, percussão e expressão corporal. A proposta da apresentação é mostrar para a comunidade o cantar das diversas histórias do povo negro e dissidente, conectado com suas essências e olhar artístico.

As turmas das Fábricas de Cultura contam com formação semestral, por meio de inscrições no início e meio do ano, em espaços de acesso gratuito e acolhimento criativo para moradores das periferias e de todas as idades. Além de uma oportunidade para ampliar os conhecimentos com atividades livres e formativas no campo artístico e tecnológico 4.0, o Programa garante um novo significado para a vida de muitas pessoas.

“Estava passando por fortes crises de depressão e ansiedade, quando fui encaminhada pelo psicológico para realizar atividades na Fábrica de Cultura. Sempre tive proximidade com a música e, na Fábrica do Capão, pude me reconectar comigo mesma, me redescobrir e vencer as crises. O ateliê Canto Coral foi fundamental nesse processo. Ser aprendiz é minha terapia alternativa. Sou muito grata e apaixonada por esse ateliê”, explica Adriana Sousa, 31 anos, que estará presente na apresentação musical na Estação Capão Redondo.

O grupo Coral Afro é uma oportunidade para que os aprendizes possam embarcar em uma experiência de ensinamentos e encorajamento. “Comecei em um momento difícil, onde precisava me concentrar no meu sonho, um momento pra confiar em mim mesmo. O ateliê me deu mais confiança pra continuar escrevendo sobre minha própria ancestralidade, me respeitando e tendo orgulho de mim mesmo”, destaca Vitor Hugo, 25 anos.

Além de Capão Redondo, o patrocínio da ViaMobilidade e Instituto CCR também contemplam as Fábricas de Cultura localizadas no Jardim São Luís (também na zona sul), bairros da zona norte da Capital como Jaçanã, Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha, além de unidades nas cidades como Osasco, Diadema (ambas da Região Metropolitana de São Paulo) e Iguape (no Vale do Ribeira). Para mais informações, acesse o site do Programa para conhecer as iniciativas, a agenda e ficar por dentro das novidades.

Compartilhar:

  • Data: 10/04/2024 11:04
  • Alterado:10/04/2024 11:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: ViaMobilidade









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados