Tarcísio de Freitas em Santo André: governador anuncia Estação Pirelli e comenta eleições municipais
Governador Tarcísio de Freitas anuncia Estação Pirelli como "presente de aniversário" a Santo André e não se compromete explicitamente com nenhum pré-candidato nas eleições de 2024
- Data: 09/04/2024 17:04
- Alterado: 09/04/2024 17:04
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Tarcísio de Freitas anuncia nova estação da Linha 10-Turquesa da CPTM
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
A visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao último dia da Feira da Fraternidade de Santo André movimentou a classe política do Grande ABC e rendeu o anúncio de uma aguardada promessa de campanha: o local da Estação Pirelli — desativada em 2006 — vai receber a nova Estação ABC para atender a demanda de mais de 15 mil passageiros.
A chegada de Tarcísio ao Paço Municipal de Santo André reuniu uma série de vereadores, secretários e outras autoridades de diversos municípios — além de pré-candidatos ao cargo executivo nas eleições de 2024. Além do próprio Paulo Serra (PSBD), prefeito de Santo André, Filippi (PT), prefeito de Diadema e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, também compareceu ao evento.
Em relação aos pré-candidatos a prefeito em 2024, estavam Luiz Zacarias (PL), atual vice de Paulo Serra; Tite Campanella (PL), apoiado por José Auricchio Junior em São Caetano, acompanhado pelo deputado estadual e filho do prefeito, Thiago Auricchio; e Alex Manente (Cidadania) de São Bernardo do Campo. Possíveis nomes a serem indicados por Paulo Serra a sua sucessão, Gilvan Júnior (PSDB), secretário de Saúde de Santo André, e o advogado Leonardo Petrin (PSD) também marcaram presença.
A visita de Tarcísio ainda foi acompanhada por representantes da CPTM, como o presidente da companhia, Pedro Moro, e empresários da região, como Milton Bigucci, fundador da construtora MBigucci.
Estação ABC: a nova Estação Pirelli
Chegando a Santo André no aniversário da cidade, Tarcísio afirmou que seu presente para o município em seus 471 anos era a nova Estação ABC. “Foi um compromisso que nós assumimos e determinamos à CPTM o início imediato dos projetos de engenharia levando em consideração, num primeiro momento, o atendimento à Linha 10 e também possivelmente à Linha 14 que virá e vai sair de Santo André, cortar a zona leste de São Paulo e terminar em Guarulhos”, declarou o político.
Com o anúncio, a CPTM passa para a fase de contratação do projeto de engenharia do equipamento, que tem um prazo de 18 meses para sua conclusão. A seguir, inicia-se a construção que deve levar até dois anos. Dessa forma, é possível enxergar a Estação ABC operando no horizonte de 2028.
Tarcísio afirmou que a antiga Estação Pirelli também deve ser o ponto de integração da Linha 10-Turquesa com a Linha 14-Ônix, que passa pela Zona Leste paulistana e termina em Guarulhos. O governador ainda comentou as obras do BRT (Linha 18-Bronze) e dos processos que envolvem a Linha 20-Rosa, que devem integrar ainda mais o ABC e a região metropolitana de São Paulo no quesito mobilidade.
Apoios de Tarcísio nas eleições municipais
Com muitos cenários eleitorais incertos no Grande ABC devido a rachas nas coligações, Tarcísio de Freitas preferiu não citar explicitamente os pré-candidatos que ele deve apoiar na região. “Não vou entrar em bola dividida,” declarou ele em relação aos municípios em que há mais de uma opção de partidos alinhados com sua orientação e ideologia política — como é o caso em Santo André e São Bernardo do Campo, com Zacarias e Manente fora das respectivas chapas governistas.
Em São Caetano, com Auricchio definindo Tite como seu pré-candidato e Regina Maura (PSD) como vice, não há uma divisão do centro-direita, facilitando o posicionamento de Tarcísio. Mesmo assim, o governador não citou o nome do vereador que encabeça a chave quando foi questionado.
Freitas deixa claro, porém, que estará em oposição à esquerda e ao PT em qualquer território, principalmente em eventuais segundos turnos, quando — sem “bolas divididas” — ele deve se posicionar explicitamente junto aos partidos de direita na disputa.