FAB resgata piloto de avião que caiu em Santa Catarina após 12h de buscas

O piloto, de 60 anos, estava consciente e aparentemente só quebrou o pé

  • Data: 05/04/2024 14:04
  • Alterado: 05/04/2024 14:04
  • Autor: RedaçãoABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
FAB resgata piloto de avião que caiu em Santa Catarina após 12h de buscas

FAB resgata piloto de avião que caiu em Santa Catarina após 12h de buscas

Crédito:Reprodução - O Globo

Você está em:

O piloto de um avião que estava desaparecido desde a tarde de quarta-feira, 3, em Santa Catarina foi resgatado no início da tarde desta quinta-feira, 4, pela Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave, de matrícula PU-VRB, tinha decolado de São José (SC) com destino a Videira (SC). O salvamento ocorreu às 13h50, com o uso do helicóptero H-60 Black Hawk, do 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (5°/8°GAV – Esquadrão Pantera) da FAB.

O avião foi encontrado na área rural de Ponte Alta do Norte (SC) a 18 quilômetros de Curitibanos (SC). O piloto, de 60 anos, estava consciente e aparentemente só quebrou o pé. Ele foi levado para o aeroporto de Florianópolis e conduzido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Celso Ramos.

A causa do acidente será investigada pelo 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V). Por enquanto não há informações sobre as possíveis causas.

Diante da notícia de que o avião estava desaparecido, a aeronave SC-105 Amazonas foi acionada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) para iniciar as buscas.

Às 3h05 desta quinta, o avião da FAB decolou de Campo Grande com uma tripulação composta por 25 militares especializados. As buscas começaram sem iluminação natural – foram usados equipamentos de visão noturna.

Assim que a aeronave foi localizada, paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) saltaram rumo ao local, para averiguar as condições e prestar os primeiros socorros à vítima. Imediatamente o Salvaero de Curitiba acionou o helicóptero H-60 Black Hawk para resgatar o piloto ferido.

As duas aeronaves da FAB voaram cerca de 12 horas e cobriram uma área de mais de 1,5 mil km2 durante a missão, que foi coordenada pelo Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (Salvaero).

O comandante do H-60 Black Hawk, tenente-aviador Vitor Lucas de Mello, relatou a emoção de encontrar a vítima do acidente com vida: “Tivemos a grata satisfação de ser recebido com um aceno de mão do piloto. Quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, ainda mais motivada para cumprir a missão. A gente treina para isso”, afirmou.

“Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado, segundo os nossos homens de resgate. Consciente, ele conversou com o pessoal, falou que tinha uma filha e pediu para informarmos à família que ele estava vivo”.

O piloto da aeronave SC-105 Amazonas, tenente-aviador Anderson de Oliveira Kosloski, também expressou a sua satisfação na missão de busca. “Treinamos padrões de busca, seja de dia, seja de noite, e quando a gente vê esse nosso esforço dando frutos é uma coisa que não tem como descrever. Ver um outro piloto sendo resgatado é como se a gente estivesse na posição dele, pensando como é essa emoção de poder rever a família depois de um acidente como esse.”

Compartilhar:

  • Data: 05/04/2024 02:04
  • Alterado:05/04/2024 14:04
  • Autor: RedaçãoABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados