SP promove ações durante o Mês de Conscientização sobre o Autismo
Show do grupo Demônios da Garoa, caminhada na zona Sul, iluminação especial em edifícios históricos da cidade e atividades lúdicas são os destaques da programação até o fim de abril
- Data: 04/04/2024 15:04
- Alterado: 04/04/2024 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Mês de Conscientização sobre o Autismo
Crédito:Prefeitura de São Paulo
Iluminação em monumentos históricos da capital como a Ponte Estaiada, o Vale do Anhangabaú, o Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura), o Pátio do Colégio e o Monumento das Bandeiras; menção em ônibus municipais e frases de conscientização nos relógios da cidade integram a grade de ações que a Prefeitura promove durante o Abril Azul, Mês de Conscientização sobre o Autismo.
As atividades, que incluem a Caminhada TEA e um show do Grupo Demônios da Garoa no Parque das Bicicletas em Moema (Alameda Iraé, 35 – zona Sul), às 10h deste domingo (7), também fazem parte da programação executada por meio das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência, Saúde, Educação e SPTrans.
Por meio do projeto Imprensa Jovem, a Secretaria Municipal de Educação (SME) produzirá e publicará, em seus canais de comunicação, vídeos produzidos pelos estudantes para conscientização das famílias e toda a comunidade sobre o autismo.
O objetivo da iniciativa é reafirmar os direitos conquistados ao longo dos anos das pessoas autistas, a importância da discussão em relação ao diagnóstico precoce e a eliminação de qualquer tipo de discriminação e preconceito, além de promover a inclusão. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado na terça-feira (2). A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Sílvia Grecco, o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” é uma data de luta por direitos.
“A cidade de São Paulo tem sido referência nas conquistas de políticas públicas para pessoas com deficiência, na validade para laudos médicos, na rede de atenção integral à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, no incentivo financeiro para as entidades elaborarem e executarem projetos das políticas intersecretariais voltadas a esse público e na construção do primeiro Centro Municipal do Transtorno do Espectro do Autismo, que será referência em conceito de atendimento, priorizando jovens, adultos e idosos”.
Sobre o Centro Municipal do Transtorno do Espectro do Autismo
O equipamento, pioneiro na América Latina, terá uma área de 5 mil m². Funcionará na zona Norte e tem previsão de inauguração no fim deste ano. Lá serão atendidos crianças a partir de seis anos, jovens, adultos e idosos. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência será a gestora do equipamento onde serão oferecidas atividades que estão divididas em cinco eixos estratégicos: Cultura, Esportes, Trabalho e Empreendedorismo, Cursos de Formação e Bem-estar e Autonomia Social.
O serviço faz parte do Plano Municipal de Ações para Pessoas com Deficiência, lançado pela Prefeitura em novembro de 2021.
Guia Prático de Apoio às famílias
A Prefeitura instituiu o Guia Prático de Apoio às famílias com crianças e com deficiência, TEA e altas habilidades ou superdotação, que tem como objetivo o desenvolvimento máximo e a promoção do acesso aos serviços e benefícios a que elas têm direito.
O material é produzido em parceria pelas secretarias da Pessoa com Deficiência, Governo, Executiva de Projetos Estratégicos, Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Esportes e Lazer e Saúde. Para ter acesso ao material, clique aqui