Em abril, MIS oferece cursos presenciais e online e masterclass gratuita
Temas das aulas incluem história da arte, fotografia de moda, produção de curta-metragem e muito mais
- Data: 04/04/2024 09:04
- Alterado: 04/04/2024 09:04
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Imagem do filme “Adaptação” (2002), do diretor Spike Jonze
Crédito:Divulgação
Ao longo do ano, o MIS – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – oferece uma gama cursos práticos e teóricos, nas áreas de fotografia, cinema, música, videoclipes, história da arte, escrita e cultura geek, entre outras. No mês de abril, o museu oferece opções presenciais e online e até uma masterclass gratuita.
Confira, abaixo, todas as opções de cursos do mês! Outros detalhes, como valores, datas, duração dos cursos e descontos, podem ser conferidos no site do museu: https://mis-sp.org.br/cursos/
Grandes pintores da história | Caravaggio, Velázquez, Michelangelo, Rubens, Leonardo, Rafael, Rembrandt e Bosch
Curso presencial | 03.04 a 23.05, quartas e quintas, das 19h às 21h
Este curso é composto por 7 módulos de 2 encontros cada (que podem ser cursados separadamente), abordando de maneira bastante detalhada a história, a vida e a obra dos artistas Caravaggio, Velázquez, Michelangelo, Rubens, Leonardo, Rafael, Rembrandt e Bosch. O diferencial deste curso está na profunda pesquisa historiográfica realizada pelo professor doutor Claudinei Cássio de Rezende.
Masterclass: linguagem e estética da fotografia de moda
08 de abril, das 19h às 21h, on-line, ao vivo e gratuito
A masterclass “Linguagem e estética da fotografia de moda” tem como objetivo geral expor, conceituar e analisar a história e a linguagem da fotografia de moda nos contextos da modernidade e do modernismo do século XX.
Especificamente, a atividade fará um recorte de três fotógrafos: Guy Bourdin, Helmut Newton e Deborah Turbeville. Será explanada uma minibiografia de cada artista, ressaltando suas trajetórias e contribuições estéticas para a moda.
Fazendo seu curta-metragem: direção, fotografia, roteiro e montagem
Curso presencial | 10 de abril a 10 de junho, das 19h às 21h
A diretora Luiza de Andrade, a roteirista Luísa Guanabara, o fotógrafo Marcelo Andrade e o montador Inti Grespan são os professores deste curso. Desde 2021, os quatro profissionais se juntam para ministrar, uma vez por ano, aulas teóricas e práticas, a fim de orientar o processo criativo dos alunos inscritos. Como resultado, diversos curtas foram exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais. Durante o curso, os alunos se dividirão em grupos, onde cada um deles realizará o seu próprio curta, sendo responsável por roteirizar, gravar e finalizar seu projeto.
Introdução à história da arte – Do barroco à arte acadêmica (Módulos III, IV e V)
Curso online | 15, 17, 22, 24, 29 de abril e 06 de maio, das 19h às 21h30
Este curso, dividido em cinco módulos, tem foco nas artes visuais, e seu principal objetivo é proporcionar caminhos para a interpretação de obras de arte e imagens produzidas ao longo do tempo, bem como refletir sobre as ideias contidas em tais produções culturais visuais que permaneceram ao longo da história ocidental. A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da história da arte e da cultura visual, apresentando, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, um viés mais tradicional sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros/as e de povos nativos das Américas, produções que ao longo do tempo foram apagadas da história.
Arte em cena: narrativas visuais do cinema (Módulo II)
Curso presencial | 16, 18, 23 e 25 de abril, das 19h às 21h
Esta segunda parte do curso é um mergulho ainda mais aprofundado na construção visual dos filmes e séries a partir dos elementos que compõem a estética da história. Dividido em quatro aulas, segmentadas por ofícios do “por trás da câmera”, o curso tem como objetivo mostrar aos alunos como o fazer fílmico é um quebra-cabeças complexo e rico de referências oriundas das mais diversas fontes artísticas.
Como preparar e vender projetos: estratégias para o mercado audiovisual
Curso presencial | 30 de abril, 02, 07 e 14 de maio, das 19h às 21h
Ter boas ideias é difícil e escrever dá trabalho, mas e depois? O que fazer? Como transformar uma ideia em projeto? E como formatar um projeto? Quanto vale a pena se aprofundar em um tema para que ele se torne vendável? O que devemos preparar para apresentar um projeto para uma produtora ou um player? Qual a bíblia de venda que é praticada atualmente? Quais caminhos podemos percorrer para que nossas ideias se tornem produtos, seja no streaming, na televisão ou no cinema? O curso irá propor reflexões para todos esses questionamentos. A partir de um panorama do mercado atual, vamos pensar sobre como podemos adequar nossos projetos para que eles ganhem o mundo.
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, TozziniFreire Advogados e Grupo Comolatti e apoio institucional das empresas Vivo, Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Lenovo. O apoio operacional é da Telium, Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima e Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças.