Tarde musical em São Caetano com Aboli Som no Bosque
Na tarde deste domingo, 19 de maio, das 14 às 17h, acontece o Aboli Som no Bosque, show de música afro-brasileira no Bosque do Povo
- Data: 16/05/2013 10:05
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Bugios-ruivos
Crédito:
O Aboli Som, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul, busca expressar diversidades étnicas ou socioculturais presentes em São Caetano, sobretudo em bairros que fazem fronteira com São Paulo. O objetivo é fortalecer um ponto de encontro de nordestinos, afrodescendentes, bambas, capoeiristas e outros irmãos.
Segundo o idealizador do Aboli Som, professor Alessandro Lima, “O Brasil tem muitos brasis, assim como São Caetano tem samba, tem capoeira, tem rock, tem pizza, tem carro, nordestinos, mineiros, italianos, etc. Não queremos erguer bandeira negra ou branca, mas almejamos levantar a bandeira colorida da pluralidade cultural presente em nossa cidade.”
O evento contará com a presença do Mestre Gêra, com mostras de capoeira, maculelê, puxada de rede. E com a apresentação de outros músicos da cidade, conforme segue abaixo.
Fernando Guedes é compositor sulsancaetanense, 1º colocado no Festival de Música Popular Brasileira de São Caetano do Sul de 2006, vencedor de Melhor Composição e Melhor Arranjo. Seu disco de estreia, “Queira” é de 2005. No Aboli Som, Fernando cantará com o violonista Mandarino Jr., com o contrabaixista Xinho Rodrigues e também contará com a participação especial dos sambistas do Grupo Oyá.
Rose Calixto é cantora sulsancaetanense, melhor Intérprete em dois festivais: 1º Festival de São Caetano e A Voz de Ouro. Rose foi 1ª voz na escola de samba Acadêmicos da Vila Gerty. No Aboli Som, cantará sambas de raiz com o compositor Osvaldo Pepê.
O Grupo Samba é meu dom surgiu 2011 com o projeto de resgatar o autêntico samba, ainda presente no inconsciente coletivo e no coração brasileiro. Componentes: Douglas (no violão de 7), Robson “Bibi” (na percussão), Rodrigo “Neguinho” (no surdo), Wanderson (no cavaquinho), Fabiano (no banjo), Vagner “Biro” (no pandeiro), Everton “Fumaça” (no rebolo), Elton “Juruna” (no repique-de-anel). O grupo contará com a participação da cantora Salete Nascimento.
O Aboli Som, com músicas e letras que valorizam a cultura negra, encerra a Semana da Abolição (13 a 17/5), projeto da Coordenadoria Municipal da Juventude que levou a algumas escolas de São Caetano, através do programa Comjuv Nas Escolas, a palestra “Se liga no negro drama”, com o professor Alessandro Lima (Cultura) e Levi Domingos (Universidade de São Paulo). Mais informações pelo telefone 4232-1294.