Guarda Civil procura suavizar a imagem para garotada
Teatro de Fantoches da GCM volta a alegrar e a ensinar as crianças de São Caetano
- Data: 14/05/2013 14:05
- Alterado: 14/05/2013 14:05
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:Robson de Almeida/PMSCS
O tradicional Teatro de Fantoches da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano do Sul voltou a alegrar e a ensinar as crianças da cidade na manhã desta terça-feira (14/5). Na primeira apresentação do ano, realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Jacob João Lorenzini, no Bairro São José, foi encenada a peça Educando para o Futuro para três turmas de alunos entre 4 e 5 anos. Mães também prestigiaram e foram presenteadas com plantas.
A apresentação, de aproximadamente 20 minutos, conta a história de Petrônio (personagem do GCM Luiz Carlos), um garoto aficionado por videogame e que recusa os convites do Vô Martinho (GCM Francisco) e das amigas Dorotéia (GCM Leila) e Iara (GCM Rosineide) para aproveitar o dia ensolarado e brincar no parque. Petrônio só desiste do videogame quando quebra o joystick. A esta altura, sozinho em casa, finalmente cede e vai ao parque com a guarda Francisca (GCM Francisca). A história termina com as crianças brincando de pega-pega e o Vô Martinho se divertindo na cama-elástica.
“Com esta apresentação as crianças mudam a imagem que têm do guarda, que é amigo e está sempre pronto a ajudar a comunidade. Além disso, entendem que jogar videogame é legal, mas não por períodos prolongados”, define Luiz Carlos. A GCM Adenilda, que apresenta a peça, segue a linha de raciocínio. “Esta integração nos aproxima das crianças e quebra aquela concepção do guarda carrancudo, bravo.”
Criado em 2003, o Teatro de Fantoches da GCM de São Caetano já se apresentou a milhares de crianças da cidade e de outros municípios. A atividade foi elogiada pela diretora da EMEI Jacob João Lorenzini, Argentina dos Santos. “É uma aprendizagem importante, que ajuda a formar a consciência das crianças e a orientar os pais.”