Tecnologia marcou o terceiro ano da política de segurança cidadã de Diadema
Em 2023, o Governo Filippi reforçou a integração com PM e Polícia Civil, renovou convênio do Sistema Detecta, contratou mais 49 GCMs, consolidou a Patrulha Maria da Penha, a Mediação de Conflitos, reabriu o Posto IML Perícias e o Serviço de Verificação de Óbitos
- Data: 29/12/2023 15:12
- Alterado: 29/12/2023 15:12
Crédito:André Baldini
Símbolo do investimento da Prefeitura em tecnologia para tornar Diadema mais segura, o Centro Integrado de Monitoramento está completando um ano de efetivo trabalho. Projetado pela Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, o serviço 24 horas é operado pela Guarda Civil Municipal (GCM) e já conta com 364 câmeras (escolas, totens, Detecta e outras).
O novo serviço de Videomonitoramento tem contribuído para prevenção e esclarecimento de crimes. Para isso, a GCM tem cedido oficialmente imagens à Polícia Civil e à PM. Só no primeiro semestre, a Central colaborou exitosamente na investigação de 13 ocorrências criminais.
O caso de maior repercussão foi a prisão de suspeitos do assassinato de um policial militar em Diadema, a partir da imagem de um totem que registrou a passagem dos mesmos pelo local, pilotando a motocicleta. Já em outra ocorrência, imagens da Central da Prefeitura auxiliaram o DEIC de São Bernardo a desmantelar uma quadrilha especializada em roubar e desmanchar caminhões em São Paulo, mas que transitavam pelo município.
“O monitoramento eletrônico da cidade é parte importante da política de segurança cidadã do Governo Filippi. A meta é continuar expandindo o número de câmeras para intensificar ainda mais essa modalidade de policiamento preventivo. Além disso, a Prefeitura continuará investindo em inteligência, planejamento, ciência e inovação para oferecer maior sensação de segurança, cidadania e tranquilidade à população”, explica Benedito Mariano, secretário de Segurança Cidadã de Diadema.
O Centro Integrado de Monitoramento está sendo implantado por etapas. Futuramente, o plano da Prefeitura é integrar também outros sistemas de vigilância privados de indústrias, comércios, shoppings, condomínios e outros.
Vale sempre ressaltar que a política de segurança da Prefeitura tem três pilares principais: inteligência, prevenção e integração. Por isso, a Municipalidade tem investindo na GCM e na integração dela com a PM e a Polícia Civil, por meio do 24º Batalhão da Polícia Militar e a Delegacia Seccional de Diadema, respectivamente.
Prefeitura dobra número de “barreiras eletrônicas” do Sistema Detecta
Visando inibir a criminalidade e melhorar a segurança pública de Diadema, este ano a Prefeitura também investiu em tecnologia para combater o número de roubos, furtos e clonagens de veículos, com câmeras que fazem a leitura de placas em pontos estratégicos de circulação. Para isso, a cidade renovou o convênio do Sistema Detecta com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP).
“Assim que renovamos o convênio, iniciamos a primeira fase de implantação com dez equipamentos do Sistema Detecta. Mas como a adoção de tecnologia de ponta na área da segurança é prioridade do prefeito Filippi, já dobramos o investimento e estamos com 25 ‘barreiras eletrônicas’ instaladas na cidade. O plano é chegar ao total de 40 “, anuncia Benedito Mariano.
O Sistema Detecta da SSP-SP é o maior centro de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo.
Patrulha Maria da Penha de Diadema conquista o 2º lugar do Prêmio #Rompa
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) reconheceram o brilhante e eficiente trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema. O programa, que é responsável pela segurança de mulheres com medidas protetivas judiciais, ficou classificado em 2º lugar do Prêmio #Rompa, na categoria “Entidade Pública”. O concurso avaliou criatividade e inovação, qualidade, replicabilidade, alcance social e resultados, visando destacar práticas de combate à violência contra a mulher em todo o Estado de São Paulo.
Em quase três anos de trabalho, o Programa Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema recebeu um total de 781 medidas protetivas, expedidas pelo Ministério Público em defesa de mulheres vítimas de violência. Nesse período, a Patrulha realizou 16.314 rondas/visitas, registrou 274 boletins de ocorrência de violência doméstica e efetuou 34 prisões, encaminhando os agressores à Polícia Civil.
Atualmente, 197 mulheres com medida protetiva estão sendo assistidas/protegidas em Diadema e mais 34 agendadas.
Mediação de Conflitos, Cultura de Paz e Grupo Reflexivo de Homens
O trabalho de Mediação de Conflitos também ganhou reconhecimento e contribuiu para semear a cultura de paz no município. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o serviço auxilia no enfrentamento de casos de violência nas escolas, participando do Observatório de Segurança Escolar, capacitando gestores escolares e outros profissionais da área.
Outra notícia relevante de 2023, é que o Grupo Reflexivo de Homens (GRHOM), do Projeto DIAMAR (Diálogos Masculinos Restaurativos) da Prefeitura de Diadema, entrou para o “Mapa Nacional do Instituto PDH”, entidade especializada no tema.
Coordenado pelo Serviço de Mediação de Conflitos, o GRHOM-DIAMAR é uma iniciativa baseada na Lei Maria da Penha e em diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, que visa a reeducação de homens condenados por violência doméstica e familiar, bem como acolhe homens voluntários que desejam desconstruir o machismo em si mesmos e desenvolver uma masculinidade plural, cuidadora e não violenta.
O balanço do primeiro ano do GRHOM apontou (até outubro) 56 acompanhamentos, sendo 23 homens voluntários e 33 homens encaminhados pelo Fórum. Além disso, tem o trabalho socioeducativo com cerca de 30 jovens internos da unidade local da Fundação Casa e mais 21 detentos do Centro de Detenção Provisória – CDP de Diadema.
GCM lançou nova “Operação Ponto Seguro”
Sempre atuando em parceria com a PM, a GCM de Diadema criou a “Operação Ponto Seguro”, visando coibir e inibir ocorrências de furtos e roubos junto a usuários do transporte coletivo nos pontos de ônibus. As rondas de policiamento nesses locais começam logo cedo, a partir das 5 horas da manhã.
O balanço dos primeiros três meses (até outubro) totalizou 48 operações que resultaram nos seguintes dados: 1.104 locais visitados; 219 pessoas abordadas/revistadas; cinco apreensões de drogas; uma apreensão de arma; duas pessoas conduzidas ao DP; três veículos conduzidos ao DP (sendo duas motos e um carro); e um flagrante.
Além disso, a “Operação Ponto Seguro” totalizou: 138 motocicletas vistoriadas; 83 autos de infrações de trânsito; 39 motocicletas apreendidas (conforme CTB – Código de Trânsito Brasileiro); 38 automóveis vistoriados; 14 automóveis apreendidos (conforme CTB); 11 motocicletas apreendidas (conforme Lei 2.135/2002); e 22 boletins de ocorrência emitidos.