Comitiva montada pelo Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, vai à posse do presidente do Equador, Daniel Noboa
Grupo é formado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Deputado Paulo Alexandre Barbosa, e pelo embaixador do Brasil no Equador, Pompeu Andreucci Neto
- Data: 24/11/2023 09:11
- Alterado: 24/11/2023 09:11
- Autor: Redação
- Fonte: PSDB-SP
Geraldo Alckmin
Crédito:Arquivo - Agência Brasil
O Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin participa da posse do novo presidente do Equador, Daniel Noboa. A ida ao evento ocorre junto às recentes eleições que alteraram a organização dos espectros políticos na América do Sul, comandada, em sua maioria, por governos de esquerda. Com a recente vitória do ultra liberal Javier Milei na Argentina, quatro importantes países do continente se colocam mais à direita no espectro ideológico: Paraguai, Uruguai, Equador e Argentina.
A comitiva montada pelo vice-presidente da República é composta pelo embaixador do Brasil no Equador, Pompeu Andreucci Neto, e pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara, deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP). O objetivo principal do contato e da composição da comitiva, segundo Barbosa, é colocar o Brasil e o Congresso Nacional brasileiro à disposição do Equador para, independentemente de ideologia, guiar os planos bilaterais futuros. “Nós queremos deixar esse espaço de diálogo aberto e demonstrar que o nosso governo, tanto Executivo como Legislativo, está à disposição para desenvolver a relação entre o Brasil e o Equador”, afirmou.
Pelo roteiro, acontecerá uma entrada do Estandarte Nacional, seguido da execução do Hino Nacional Equatoriano e palavras do Presidente da Assembleia Nacional. Na sequência, Daniel Noboa fará o juramento enquanto presidente eleito e receberá a imposição da Faixa Presidencial e do Grande Colar da Ordem Nacional ao Mérito ao Presidente eleito.
A cerimônia continua com a leitura e assinatura do Decreto Presidencial de assunção, o juramento da Vice-Presidente eleita, Verónica Abad Rojas, a partida do ex-presidente e ex-vice-presidente e, por fim, palavras do Presidente eleito. O evento terá continuidade no Palácio Carondelet, onde ocorrerá um almoço oferecido pelo presidente da República do Equador, Daniel Noboa, e pela primeira-dama da Nação, Ángela Lavinia Valbonesi. Durante à tarde, o Vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, deve ter uma audiência com Noboa.