Rua Em Alerta: moradores de Santo André inovam na segurança privada
Uma iniciativa dos moradores da Vila Humaitá, em Santo André, elevou o nível da segurança local
- Data: 21/11/2023 19:11
- Alterado: 21/11/2023 19:11
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Reprodução
O primeiro sistema de segurança do Brasil instalado à céu aberto fica em Santo André e é referência no bairro da Vila Humaitá onde funciona com aporte da iniciativa privada dos munícipes.
Tudo começou com uma ideia dos panelaços usado para chamar atenção, promover protestos e reivindicações, transformada em apitaços também já conhecido em alguns lugares afora feito com mobilização da vizinhança para afastar suspeitos. Até que um dos moradores, conhecido como Denardo resolveu aprimorar o conceito de segurança, que é efetivo e funciona bem, em algumas comunidades, para algo ainda mais eficiente, maior e mais tecnológico.
Denardo disse que os apitos até eram efetivos e funcionavam bem na própria rua, mas expunham substancialmente os acionadores, que eram os próprios moradores. “Eu mesmo por várias vezes já fiquei com receio de pôr a cara na janela para apitar, então tive a ideia de projetar e desenvolver algo mais seguro e que causasse mais impacto, então estudei e coloquei no papel um sistema mais engenhoso e que pudesse ser acionado remotamente. Então me reuni com todos moradores, apresentei o projeto e todos abraçaram a ideia” disse Denardo.
A rua tem 160mts de extensão e foi equipada com oito giroflex transpassados de lado a lado, estiados com cabo de aço e, quatro sirenes de alarme fixadas nos postes residenciais receptores de fiações. Tudo funciona com acionamento remoto por aplicativo e cada morador colaborador tem um usuário para identificação do histórico de acionamento. “Além de todo o sistema implantado também tivemos várias reuniões e palestras com a Polícia militar, assim aderimos o programa Vigilância Solidária com faixas de alerta e placas de portão sinalizadoras. Esta rua, sem dúvidas é a rua mais segura do Brasil, nossa vizinhança é muito unida e quem tem câmera também colabora com avisos no grupo de WhatsApp. Nossa rua está blindada e vagabundo nenhum se atreve entrar aqui.”, desabafa.
De acordo com Denardo, o resultado dessa ação conjunta para a segurança de todos tem sido extremamente satisfatório. “Estou muito orgulhoso deste projeto que já teve resultado, poucos dias depois da instalação já colhemos frutos e conseguimos espantar um indivíduo que evadiu um predio que está interditado. Acredito que o projeto é pioneiro e inovador e, que pode ser multiplicado e visando a segurança de outras pessoas, ruas e regiões” concluí.
Veja o momento em que o sistema é acionado e impede um possível assalto no bairro: