Ribeirão Pires participa do Circuito Urbano 2023 do ONU-Habitat em Juquitiba
No evento, Estância ribeirão-pirense explicou sobre o programa de regularização fundiária da cidade e sobre políticas públicas para áreas protegidas
- Data: 27/10/2023 13:10
- Alterado: 27/10/2023 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Cidade foi representada pela secretária de Habitação, Andreza Araújo
Crédito:Divulgação/PMETRP
Na última quinta-feira (26), a Prefeitura de Ribeirão Pires teve a honra de participar do evento Circuito Urbano 2023, realizado pelo ONU-Habitat, que teve lugar na cidade de Juquitiba, interior de São Paulo. O programa, que conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), focou em discussões sobre “Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global”.
Ribeirão Pires, representada pela secretária de Habitação, Andreza Araújo, destacou a experiência positiva do município com o maior programa de regularização fundiária da história da cidade, chamado de “A Casa é Minha”, em parceria com o “Cidade Legal”, do governo estadual. Além disso, o município compartilhou insights sobre a gestão de áreas protegidas, uma vez que Ribeirão Pires está situado em uma Área de Proteção e Recuperação de Mananciais.
O evento, parte do programa Circuito Urbano 2023 do ONU-Habitat, contou com uma exposição sobre o programa de Regularização Fundiária da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, conduzida pela Dra. Candelária Maria Reyes Garcia, secretária Executiva do Programa Cidade Legal.
A secretária de Habitação, Andreza Araújo, enfatizou a importância das discussões sobre habitação e o diálogo entre municípios e o Estado, ressaltando o papel fundamental desempenhado por tais iniciativas na promoção do desenvolvimento urbano sustentável e na melhoria da qualidade de vida das comunidades.
“É fundamental que continuemos a debater a questão da habitação e a regularização fundiária. Garantir o direito à moradia é uma prioridade para Ribeirão Pires, e nosso programa ‘A Casa é Minha,’ em parceria com o ‘Cidade Legal,’ tem sido um sucesso nesse sentido. Além disso, a colaboração entre municípios e o estado é crucial. A troca de experiências e cooperação nos ajuda a avançar na construção de futuros urbanos mais sustentáveis e resilientes para nossa comunidade”, disse Andreza.