Formandos do IMT apresentam robô que faz o reconhecimento de emoções humanas
A apresentação será de 20 a22 de outubro de 2023, gratuitamente, no campus da Mauá
- Data: 19/10/2023 10:10
- Alterado: 19/10/2023 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: IMT
Formandos da Mauá apresentam robô que faz o reconhecimento de emoções humanas
Crédito:IMT
Um desafio fascinante no campo da interação humano-robô é a possibilidade de o robô interpretar as emoções humanas, pois o reconhecimento de emoções tem sido amplamente explorado no campo da computação afetiva. Diante desse cenário, os formandos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Rafael Hee Rebelo e Felipe da Costa Sanchez, ambos do curso de Engenharia de Controle e Automação, desenvolveram um robô, inspirado no Baymax (robô do desenho Operação Big Hero), que pode reconhecer emoções humanas por meio de expressões faciais e engajar-se em conversas humanizadas.
Os alunos demonstrarão o projeto na 30.ª edição da Eureka, de 20 a 22, das 14 h às 20 h 30, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul. A interação humano-robô é possível pela inteligência artificial específica, criada pelos próprios alunos, associada à API do ChatGPT, que garante ao robô a capacidade de engajar-se em conversas com uma naturalidade humana.
A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas. Já a API do ChatGPT nada mais é do que uma maneira de se conectarem os recursos do modelo de linguagem GPT a outros softwares.
“O projeto busca explorar o potencial dos robôs nas áreas de assistência social e terapia psicológica. A integração do reconhecimento de emoções pela arquitetura Xception (arquitetura de redes neurais profundas) e a incorporação de imagens para a geração de vetores de características (embeddings) são um passo significativo para entender e responder às emoções humanas, algo crucial para qualquer aplicação centrada no ser humano”, diz Rebelo.
Os formandos reforçam que o uso da arquitetura Xception e a incorporação de imagens para reconhecimento de emoções podem ser um avanço quanto às tecnologias existentes, especialmente se o projeto conseguir reduzir os custos associados aos componentes de hardware ou software. “Enfim, a interação humanizada proporcionada pelo robô pode ser particularmente benéfica em ambientes onde a interação humana é limitada ou onde o suporte adicional é necessário, como em sessões de terapia, cuidados com idosos, ou em situações que requerem apoio emocional”, conclui.
Serviço
Evento: Eureka – 30.ª edição
Data: de 20 a 22 de outubro
Hora: das 14 h às 20 h 30
Local: Instituto Mauá de Tecnologia – São Caetano do Sul
Gratuito – aberto ao público
Mais informações: eureka.maua.br