Cirurgia oncológica HIPEC é realizada no ‘Mário Covas’
‘Mário Covas’ é o primeiro hospital público do ABC a executar esse tipo de tratamento.
- Data: 16/10/2023 11:10
- Alterado: 16/10/2023 11:10
- Autor: Redação
- Fonte: FUABC
Equipe
Crédito:Divulgação
O Hospital Estadual Mário Covas, habilitado como UNACON – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, inovou no tratamento aos pacientes com câncer. A instituição passou a realizar o procedimento “HIPEC”, tornando-se o primeiro hospital público do Grande ABC a executar esse tipo de tratamento.
A Cirurgia de Quimioterapia Hipertérmica Intraperitoneal (HIPEC) é um procedimento especializado empregado no tratamento de carcinomatose peritoneal, uma condição na qual células cancerosas se disseminam pela cavidade peritoneal, espaço dentro da cavidade abdominal, tendo como limite inferior a cavidade pélvica.
Após a remoção do tumor visível, uma solução quimioterápica aquecida é administrada diretamente na cavidade abdominal. Essa abordagem permite uma exposição concentrada e prolongada da quimioterapia às células cancerosas residuais, minimizando a toxicidade sistêmica.
UTILIZAÇÃO
A HIPEC é indicada em casos de câncer de apêndice e cólon, além de mesotelioma peritoneal, um tipo de neoplasia que ocorre no peritônio e se desenvolve a partir das células do mesotélio, este um tecido de origem mesodérmica que forma o epitélio que reveste externamente as vísceras. Em todos os casos, a disseminação deve estar confinada à cavidade abdominal.
Devido à sua complexidade, a HIPEC é realizada por uma equipe multidisciplinar com experiência, incluindo cirurgiões, oncologistas, anestesistas especializados e equipe de enfermagem. “A decisão sobre a realização da HIPEC deve ser individualizada e discutida em detalhes com o oncologista clínico e o cirurgião oncológico responsáveis pelo caso”, explica o cirurgião Dr. Rafael Martins Steffen.
Participaram do primeiro procedimento, em 26 de setembro, a equipe de Enfermagem, com Fernanda Nunes, Eliane Ribeiro e Ariana Aparecida; equipe de Anestesia, com a Dra. Esther Alessandra Rocha e o Dr. Fernando Presídio; a Oncologia Clínica, com a coordenadora médica Dra. Patrícia Saint; e os cirurgiões Dr. Rafael Martins Steffen, Dr. Tyciano Michelin e Dr. Dante Altenfelder.