Parque Tecnológico Itaipu e Cientech fortalecem parceria na ExpoMed 2023
Exposição Tecnológica, Empresarial e do Agronegócio de Medianeira sedia a renovação da parceria entre PTI e Cientech para o desenvolvimento regional.
- Data: 13/10/2023 08:10
- Alterado: 13/10/2023 08:10
- Autor: Redação
- Fonte: Parque Tecnológico Itaipu
Crédito:Kiko Sierich/PTI
O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil está presente, de 11 a 15 de outubro, na Exposição Tecnológica, Empresarial e do Agronegócio de Medianeira, a ExpoMed 2023. Em estande em conjunto com o Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Medianeira (Cientech), os visitantes do evento estão tendo a oportunidade de conferir as iniciativas e projetos das instituições em inovação e empreendedorismo.
A ExpoMed conta com exposição agropecuária e do agronegócio, empresarial, agroindústria e agricultura familiar, artesanato e turismo, shows, espaço gastronômico e de lazer. Realizado no Centro de Eventos da Lar, a feira espera receber mais de 160 mil pessoas e 1.000 oportunidades de negócios durante todos os cinco dias de programação.
Fortalecendo parcerias para o desenvolvimento regional, os Parques Tecnológicos realizaram, na noite de quarta-feira (11), primeiro dia de evento, a renovação da aliança estratégica e o acordo de cooperação técnica.
A aliança entre o PTI e o Cientech tem como objetivo promover pesquisa, inovação e a estruturação de ações voltadas para negócios e startups nas temáticas do agronegócio. A cooperação técnica busca fomentar o movimento de promoção e aceleração da transformação digital, tornando os empreendimentos mais seguros, eficientes, lucrativos e sustentáveis a partir da promoção de um ambiente colaborativo e de apoio mútuo.
Segundo o diretor superintendente do PTI, Professor Irineu Colombo, o objetivo da instituição também é de contribuir com outros Parques Tecnológicos, como o Cientech, e ambientes de inovação que promovem o desenvolvimento de tecnologias e o empreendedorismo. “Nós temos o compromisso de fomentar, juntamente com a UTFPR, esse espaço de inovação que vai crescer e se desenvolver ainda mais. Buscamos impulsionar o ambiente de inovação do Paraná e no Brasil e estamos cumprindo essa missão com essa parceria com a universidade e com a cidade de Medianeira”, afirmou.
O diretor do Cientech, Professor Fernando Schütz, destacou a relevância da parceria do PTI com o Cientech, que é considerado o Parque Tecnológico mais novo da região, com dois anos de funcionamento. “A experiência que o PTI tem de 20 anos não só na tecnologia, mas no processo de incubação, desenvolvimento e maturação das empresas, para nós é muito importante”, disse. Fernando também falou sobre a atuação do Cientech e a expansão da iniciativa. “Com os laboratórios, nossos alunos e agora com os centros de desenvolvimento e todos os nossos cursos de graduação e pós-graduação não só em Medianeira, mas no Oeste e porque não expandir para todos os 13 campus da UTFPR em todo o Paraná”, ressaltou.
Para o prefeito de Medianeira, Antonio França, o Cientech vem oportunizar que as tecnologias, atualmente necessárias em todos os segmentos, sejam desenvolvidas por profissionais, pesquisadores e por instituições importantes que atuam nessa área. “Todo o empenho é necessário, seja ele da iniciativa privada ou do setor público, unindo forças para que a gente possa ter o Cientech cada vez mais forte. Quando vejo o PTI, com a sua experiência, sendo parceira fico feliz porque vem a somar e agregar muito”, comentou.
Programação
Além do reforço da parceria, durante a programação do evento, o PTI também está trazendo para o estande temas como turismo, negócios, ESG e cultura:
Na quinta-feira (12), a gestão da qualidade no Turismo Itaipu foi apresentada pela coordenadora Fabiane Ninoff Monges e no sábado, estará em destaque o turismo sustentável, às 19h, com a gerente Silvana Gomes. Nesta sexta-feira (13), às 19h, os participantes têm a chance de conhecer um pouco mais sobre ESG, com a analista do centro de negócios, Leila Ohana. No sábado, às 17h, é a vez da cultura estar em evidência com apresentação do coordenador Luiz Felipe.
O caminhão da expedição do conhecimento, estrutura itinerante que traz atividades interativas de educação ambiental a partir de temas como água, energia e sustentabilidade, também está disponível para visitação.
As startups dos Parques Tecnológicos estão apresentando seus negócios e ideias, se conectando com o público do evento. Pelo PTI, a incubada da Santos Dumont, a Sismetro, empresa especializada em fornecer soluções inteligentes para gestão de empresas, fará o seu pitch no domingo (15), às 14h.