Semana de Luta da Pessoa com Deficiência encerra com seminário sobre projetos inclusivos no Estado de SP
Com o tema “Atuando em Rede com Todas”, evento contou com a presença de representantes estaduais e municipais para estimular a execução dos programas nos municípios paulistas
- Data: 28/09/2023 13:09
- Alterado: 28/09/2023 13:09
- Autor: Redação
- Fonte: SEDPcD
Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil
Encerrando a programação da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, que teve início em 18 de setembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) sediou, nesta quarta-feira (27), o seminário “Atuando em Rede com Todas”. O evento reuniu coordenadores de programas da Secretaria, que apresentaram aos representantes dos municípios paulistas presentes as ações da pasta e incentivaram que as cidades executem esses programas para suas populações.
Estiveram presentes na abertura do evento a secretária executiva de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudia Carletto; a secretária de Políticas Para a Mulher, Sonaira Fernandes; e a presidente do Conselho Estadual dos Assuntos da Pessoa com Deficiência, Letícia Françoso.
“Estimular os municípios a implementarem as políticas públicas executadas por nossa Secretaria é uma forma de expandir e garantir os direitos das pessoas com deficiência. Nós ficamos felizes em poder receber a municipalidade aqui em nosso auditório para um seminário importante como este”, comentou a secretária executiva, Claudia Carletto.
Os coordenadores de programas da Secretaria realizaram palestras apresentando suas respectivas ações. Caroline Reis, coordenadora do programa TODAS in-Rede, falou sobre a ação em conjunto com Patrícia Moretti, encarregada dos Programas de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria da Pessoa com Deficiência de Santo André; Silvana Gimenes, coordenadora de Empregabilidade e responsável pelo programa Meu Emprego Inclusivo, falou sobre a atuação dos 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI) que integram o programa; e Rafael Batini, responsável pelos Centros de Apoio Técnico (CAT) que ficam dentro de cinco delegacias no Estado, apresentou a iniciativa. Também estava presente Mila Guedes, coordenadora do curso de liderança e empoderamento feminino do programa TODAS in-Rede pela AME-SP, entidade parceira para viabilização da ação, e palestrou sobre o tema “O empoderamento feminino passa pela formação”.
A ação fez parte uma série de atividades gratuitas realizadas pela SEDPcD em comemoração à Semana de Luta da Pessoa com Deficiência desde a semana passada, em que também foi anunciado, por exemplo, o anúncio da emissão presencial da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) para 26 postos do Poupatempo, que agora também contam com salas sensoriais para pessoas autistas.
Veja a programação completa no site https://pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/.