Linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda têm aumento no número de objetos na Central de Achados e Perdidos

Concessionárias armazenam itens esquecidos pelos passageiros nos trens e estações para devolução

  • Data: 13/09/2023 10:09
  • Alterado: 13/09/2023 10:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: ViaMobilidade
Linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda têm aumento no número de objetos na Central de Achados e Perdidos

Entre os itens mais inusitados, estão uma escada de dois metros, um carrinho de supermercado e uma vara de pescar

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Central de Achados e Perdidos das Linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda apresentaram um aumento no número de objetos que foram direcionados à Central de Achados e Perdidos.

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô, e a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, armazenam itens esquecidos pelos passageiros nos trens e estações para devolução.

No primeiro semestre de 2022, foram encontrados 4.826 objetos nas estações e trens da Linha 5-Lilás. Já no mesmo período de 2023, foram 5.290 itens, o que representa um aumento de 9%.

Por sua vez, nos seis primeiros meses do ano passado, foram encontrados 6.930 objetos nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Já em 2023, foram 9.378, ou seja, um aumento de 35%.

Em geral, os itens mais esquecidos pelos passageiros são cartões bancários, bilhetes de transporte e carteiras. Já os inusitados incluem uma escada de dois metros, carrinho de supermercado, vara de pescar, dentaduras, portas, carrinho de bebê, pia de banheiro e até mesmo brinquedos eróticos.

“As centrais de Achados e Perdidos permitem maior conforto aos passageiros, que não precisam sair das estações para reaver um objeto. O atendimento é ágil e eficiente pois, visando a melhor experiência aos passageiros, a equipe armazena e cataloga todos os itens encontrados”, afirma Gabriel Oliveira Santos, Líder da Central de Achados e Perdidos da ViaMobilidade.

“Além disso, a ViaMobilidade orienta que os passageiros estejam sempre atentos e cuidem de seus pertences, para evitar que sejam esquecidos nos trens e estações”, reforça Gabriel.

Como funciona a Central de Achados e Perdidos?

Na Linha 5-Lilás, a Central de Achados e Perdidos fica na Estação Adolfo Pinheiro (Avenida Adolfo Pinheiro, 301). Já os passageiros que esqueceram seus pertences nos trens ou estações das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda podem retirá-los na Estação Osasco. O acesso é pela Praça Antônio Menck, s/nº (Centro) ou pela Rua Erasmo Braga, s/nº (bairro Bonfim).

Em ambos os casos, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. Os itens esquecidos ficam armazenados por até 90 dias. Após este período, são encaminhados para doação. Já os documentos são enviados aos órgãos emissores.

Os objetos podem ser entregues aos clientes mediante a comprovação de propriedade do item e apresentação de documento de identidade com foto. Passageiros com menos de 16 anos devem retirar os objetos na companhia dos pais ou responsáveis.

Ao encontrar um item perdido no trem ou em uma estação, basta procurar um funcionário da ViaMobilidade, que fará a entrega na Central de Achados e Perdidos. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 0800-770-7106.

Compartilhar:

  • Data: 13/09/2023 10:09
  • Alterado:13/09/2023 10:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: ViaMobilidade









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados