Detran-SP anuncia planejamento com foco em gestão de talentos e melhorias de processos
Meta da autarquia é ser referência em segurança viária, aprimorar a prestação de serviços e se transformar no melhor órgão de trânsito do país
- Data: 01/09/2023 15:09
- Alterado: 01/09/2023 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: Detran.SP
Crédito:Divulgação
O Detran-SP publicou na edição desta sexta-feira (1º de setembro) do Diário Oficial do Estado de São Paulo a Portaria Normativa nº 6, que aprova o planejamento estratégico do Departamento Estadual de Trânsito para o período 2023-2030, com foco na melhoria dos processos, na gestão de talentos e no uso de tecnologias habilitadoras. Os objetivos do planejamento estão divididos em duas perspectivas: referentes a capacidades e processos internos da autarquia e relacionadas aos resultados institucionais.
Para o melhor atendimento ao cidadão paulista, a estratégia do Detran-SP é ampliar a disponibilidade, a eficiência e a acessibilidade digital dos serviços da autarquia, alavancando a excelência operacional para promover impacto positivo na experiência do usuário. Aperfeiçoar a fiscalização, com foco na promoção da segurança, também produz resultados nos indicadores de óbitos e sinistros registrados no trânsito paulista.
Nesta nova gestão, a implantação de uma área focada em compliance e integridade, pronta a levantar e sanar irregularidades internas e de credenciados, contempla a transparência ativa, que pauta planos, projetos e ações do Detran-SP. O órgão também acredita no entendimento claro pela população das regras de convivência segura no trânsito, além do pleno acesso do cidadão a procedimentos, por meio da adoção da linguagem simples e de metodologias ágeis nas suas unidades.
Os valores declarados no planejamento estratégico são conceitos ideais que precisam ser praticados por todos os colaboradores como a essência do Detran-SP: respeito, integridade, segurança e eficiência. Esses princípios essenciais devem orientar e caracterizar os comportamentos de todos os colaboradores em relação às necessidades e expectativas da sociedade, além de qualificarem a conduta dos profissionais da autarquia. São, portanto, elementos inegociáveis na conquista e na manutenção de um elevado padrão de qualidade de serviços.
O novo plano de governança do Detran-SP contempla ainda a implantação de mecanismos de gestão meritocrática e de promoção do espírito de equipe, reconhecendo os colaboradores como talentos responsáveis pela transformação do órgão de trânsito.
A sinergia de gestão de talentos com as melhores práticas em governança de processos e de projetos, apoiada pela tecnologia como ferramenta habilitadora, culmina em inovação no sentido amplo, proporcionando a renovação dos produtos, serviços e modelos de negócio do Detran-SP.
Assim, esse tripé fundamentado nas dimensões de pessoas, processos e tecnologia, qualificados por uma estrutura de governança e gestão moderna e íntegra, têm o potencial de transformação para que o Detran-SP seja o melhor órgão de trânsito do Brasil, atingindo o propósito de oferecer ao cidadão paulista experiências inovadoras em segurança no trânsito e excelência nos serviços.
Estratégia do Detran-SP 2023-2030 adota as seguintes diretrizes:
– Garantia da segurança e foco na excelência nos serviços à sociedade;
– Promoção dos valores institucionais e do comportamento ético;
– Busca permanente da excelência nos processos internos;
– Inovação, digitalização e hiperautomação dos serviços;
– Tomada de decisões com base em evidências;
– Desburocratização e simplificação da regulação;
– Fortalecimento da atuação em rede;
– Modernização das capacidades institucionais;
– Valorização do desempenho individual e coletivo;
– Engajamento e comprometimento dos colaboradores;
– Identificação de oportunidades e ameaças com foco na mitigação de riscos;
– Melhoria da aprendizagem organizacional;
– Potencialização dos mecanismos de controle;
– Controle de qualidade dos serviços delegados.
Unidade de Gestão de Integridade
A UGI – Unidade de Gestão de Integridade do Detran-SP é instituída exatamente para dar continuidade às ações de combate de condutas suspeitas de funcionários, colaboradores e até profissionais e instituições credenciadas ao órgão. Ela funcionará como uma unidade da área de Compliance da autarquia, responsável pelo acompanhamento da implementação das medidas impostas no plano de integridade proposto pelo governo estadual, coordenando sua execução e monitorando os indicadores que confirmam a adesão dos públicos às medidas propostas. Também trabalhará no alinhamento das medidas e ações voltadas à manutenção e respeito aos valores e princípios de ética e integridade priorizados também pela nova gestão do Detran-SP.
A missão da UGI será a de receber e providenciar o tratamento adequado de denúncias, fazendo ainda a coordenação do processo de gestão de riscos, que prevenirá situações que possam abalar a imagem do Detran-SP. A unidade tratará da definição de políticas em prol da ética e integridade no órgão, disseminando boas práticas e liderando campanhas relacionadas à preservação desses valores – tanto junto aos colaboradores quanto aos credenciados e prestadores de serviços.
Tolerância Zero à Corrupção no órgão de trânsito paulista
Além da estruturação da área de Compliance, o Detran-SP está fortalecendo suas unidades internas de auditoria, controle e correição. A autarquia passou também a privilegiar a atuação em cooperação com outros órgãos, como a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Corregedoria Geral do Estado, no combate aos desvios de conduta e na promoção de melhores serviços à sociedade paulista.
Na esfera de ações anticorrupção do Detran-SP, o setor de Fiscalização de Serviços Credenciados da autarquia não deu trégua às irregularidades cometidas por estabelecimentos que prestam serviços ao órgão ou que atuam clandestinamente neste mercado, como desmontes, centros de formação de condutores (CFCs) e estampadoras, entre outros. Foram, no total, de janeiro a julho de 2023, realizadas 3.045 ações de fiscalização, sendo 57 em bancas examinadores de provas práticas, 837 em CFCs, 231 em clínicas médicas, 270 em clínicas psicológicas, 302 em desmontes, 137 em estampadoras, 975 em salas de aula remotas, 48 em salas de prova teórica remotas, 147 em empresas credenciadas de vistoria (ECVs) presenciais, 31 em ECVs remotas.