Crea-SP integra plataforma com govbr

Profissionais agora têm acesso único por sistema do Governo

  • Data: 04/09/2023 13:09
  • Alterado: 04/09/2023 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Crea-SP
Crea-SP integra plataforma com govbr

Profissionais agora têm acesso único por sistema do Governo

Crédito:Divulgação

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Os profissionais da área tecnológica paulista têm uma nova comodidade para acessar os serviços do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP). Isso porque o Crea-SP integrou o CreaNet com o govbr. Ou seja, não é mais necessário ter um login específico para emitir Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou solicitar algum dos outros serviços disponíveis na plataforma, basta usar o mesmo do sistema do Governo Federal.

Com isso, os profissionais ganham mais uma facilidade, que é a opção de assinar qualquer documento, inclusive a ART, digitalmente. Além disso, a iniciativa ajuda a reduzir o número de senhas, otimizando um cadastro único para serviços governamentais e do Crea-SP, e ainda garante reforços de segurança, uma vez que o govbr utiliza medidas robustas de proteção aos dados pessoais.

“Sabemos que o dia a dia do profissional é dinâmico. Muitas vezes é preciso estar em campo, atender clientes e emitir documentações tudo ao mesmo tempo. Sem contar no tanto de senhas e logins necessários para tudo isso. Esperamos que, com esta novidade, possamos otimizar o tempo do engenheiro, agrônomo e geocientista, permitindo que ele foque no que realmente importa”, explica o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Jr.

Como acessar?

Ao entrar no portal CreaNet, é só clicar em Acesso ou Registro de Profissionais. O usuário é redirecionado para a tela de login, onde, agora, já surge o botão com a opção Entrar com govbr, conforme tela abaixo.

Ao clicar, é aberto o site do Governo Federal. Basta inserir o CPF e a senha utilizada no sistema nacional, não a do CreaNet cadastrada anteriormente.

Com o login realizado, o sistema solicita que seja autorizado o uso dos dados pessoais cadastrados junto ao Governo Federal para o CreaNet, conforme abaixo. É só autorizar e, pronto.

Assinatura digital

Para utilizar a assinatura virtual do govbr nos documentos criados pelo CreaNet, antes é preciso certificar de que a conta no sistema do Governo é de nível prata ou ouro e que o certificado digital está válido. Neste link estão os detalhes sobre os diferentes tipos de contas e como migrar de nível.

Feito isso, e já logado no CreaNet, é só clicar em Serviços ART e depois em Assinador Digital. Depois, é preciso escolher um arquivo (documento ou imagem de até 100 MB), em que será inserida a assinatura, conforme exemplos abaixo que ilustram o Passo 1 – Escolher Arquivo.

Ao pressionar Avançar, basta posicionar a assinatura digital e clicar em Assinar, conforme Passo 2 – Assinar Arquivo.

Uma janela vai aparecer, pedindo que indique o tipo de certificado digital. Clique em govbr.

A autorização da assinatura é feita mediante verificação em duas etapas, com código enviado por SMS ou para o aplicativo govbr. O código deve ser informado, conforme o exemplo a seguir.

Pronto! Agora é só fazer o download e conferir o documento.

Em caso de dúvidas, os profissionais devem entrar em contato com o Atendimento do Crea-SP via Fale Conosco.

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  • Data: 04/09/2023 01:09
  • Alterado:04/09/2023 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Crea-SP









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