Diadema vacina 46 animais de pessoas em situação de rua
Intuito da iniciativa foi o de imunizar os animais contra a raiva
- Data: 06/09/2023 15:09
- Alterado: 06/09/2023 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação PMD
Dando sequência à vacinação de rotina dos animais contra a raiva, a Unidade de Vigilância a Zoonoses (UVZ – antigo CCZ), realizou na segunda e terça-feira (4 e 5/9), ação de vacinação antirrábica em cães e gatos pertencentes às pessoas em situação de rua de diversas regiões do município. Ao todo, nos dois dias, foram vacinados 36 cães e 10 gatos.
A coordenadora do UVZ, a médica veterinária Nanci do Carmo, destacou a importância da vacinação desses animais para a manutenção do controle da transmissão do vírus da raiva na cidade. “A raiva é uma importante zoonose, doença transmitida por animais domésticos ao homem, que encontra-se controlada em todo Estado, mas que devido à sua gravidade, continua sob constante vigilância e com vacinações de rotina mantidas durante todo o ano”, explicou.
Nanci relatou que não há registro de circulação da raiva canina desde 1997 no Estado, porém, alguns morcegos podem ser portadores do vírus e transmitir aos animais e ao homem, quando manipulados. Por isso a importância de se manter a vacinação, para não termos um novo período de transmissão. A iniciativa faz parte de uma parceria com a equipe do Consultório na Rua, responsável por levar serviços de saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Diego Lagatta, responsável pelo Consultório na Rua, explica o que motivou a ação. “Importante ressaltar que as equipes atuam no cuidado integral das pessoas em situação de rua e muitos têm os seus animais de estimação como membros de sua família”, explicou. “Proporcionar o cuidado para um ente querido é importante para fortalecer o vínculo e possibilitar outras intervenções”.
Rotina
É importante ressaltar que a aplicação da vacina contra a raiva é uma atividade de rotina e não campanha, já que a situação epidemiológica da raiva animal está controlada no estado de São Paulo e, por isso, as campanhas de vacinação antirrábica foram suspensas desde 2020. Confira aqui a última notaemitida pelo Governo do Estado de São Paulo sobre a situação da raiva.
A aplicação do imunizante contra a raiva animal pode ser realizada anualmente em cães e gatos saudáveis, acima de quatro meses de idade, que não esteja prenhe, e de tutores residentes de Diadema. A vacinação é feita por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento, geralmente na última semana de cada mês. Entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro, por exemplo, foram vacinados 592 animais.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta alguns cuidados antes e durante o momento da vacinação, como levar cães em coleira e guia e gatos em caixas de transporte, adequadas ao seu tamanho. Também é importante que, na hora da aplicação da vacina, o tutor ou responsável possa conter o animal, já que mesmo que sejam mansos, podem se assustar e arranhar ou morder quem está próximo.
Consultório na Rua
O Consultório na Rua (CnR) é uma modalidade de equipe da Atenção Básica que tem como proposta ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde através da oferta oportuna de atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condição de extrema vulnerabilidade.
Em Diadema, o programa foi recriado em 26 de maio de 2021 pela atual gestão, dentro do escopo do contrato de gestão estabelecido com a Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)/PAIS e a equipe é modelo I.
A equipe é vinculada à Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Real e atua como referência no cuidado para toda a cidade. O objetivo do programa é acolher e ampliar o acesso das pessoas em situação de rua aos serviços de saúde da rede municipal.
Serviço:
Vacinação antirrábica para cães e gatos (vacinação de rotina)
Local: Unidade de Vigilância a Zoonoses (UVZ).
Rua Ipoá, 131 – Inamar.
Tel.: 0800 77 10 963.