Conselheiros de saúde de Diadema discutem política pública e participação popular

Formação com a presença de professor da FGV marca segundo encontro do Ciclo Formativo para os Conselhos de Saúde da cidade

  • Data: 06/09/2023 19:09
  • Alterado: 06/09/2023 19:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Conselheiros de saúde de Diadema discutem política pública e participação popular

Formação de conselheiros da saúde

Crédito:Mauro Pedroso/PMD

Você está em:

Com o tema “Política pública de saúde e participação popular”, o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Adriano Massuda ministrou a segunda aula do Ciclo Formativo para o Conselho de Saúde de Diadema. A atividade foi realizada na segunda-feira (04/09), no auditório do Quarteirão da Saúde, e reuniu o secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva, a presidente atual do Conselho Popular de Saúde, Laura Marques, a coordenadora das Políticas Públicas para as Mulheres, Sheila Onório, a conselheira Ana Maria da Silva Santos, representando também o Sindema, entre outras autoridades locais.

O secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva, lembrou que é um compromisso da gestão a formação dos conselheiros.

Na sua apresentação, Adriano Massuda conversou com os presentes sobre o histórico e modelos de sistemas de saúde existentes no mundo e abordou alguns dos principais desafios desses sistemas, como o envelhecimento populacional, prevalência de doenças crônicas e a implantação das novas tecnologias, entre outros temas.

Na questão do financiamento em saúde, Adriano apresentou uma comparação do financiamento por níveis de renda e fez uma análise do desempenho dos sistemas de saúde. Outra abordagem foi sobre a pandemia da covid-19 e seus impactos. O professor também abordou os avanços e desafios do SUS ao longo de 30 anos, fez uma reflexão sobre os cenários futuros e tratou sobre a agenda estratégica para a reconstrução do SUS.

Os presentes puderam fazer questionamentos ao profissional no final da apresentação. 

Palestrante

Adriano Massuda, médico e professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), também é membro do FGV-Saúde. Sua produção acadêmica tem aparecido em artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais e suas principais linhas de pesquisa incluem: planejamento e gestão em sistemas de saúde, inovações em sistemas de saúde e avaliação de políticas de saúde.

Ciclo Formativo

A aula inaugural do Ciclo Formativo aconteceu no dia 07 de agosto e contou com a presença da enfermeira Vera Marina, especialista em Gestão em Saúde Pública e militante do SUS, que abordou as atribuições legais do Conselho Municipal de Saúde, aspectos importantes a serem considerados na relação dos conselheiros com a gestão, objetivos da atuação dos conselhos de saúde no âmbito dos princípios do SUS, as competências da gestão e do conselho, a composição e o papel das comissões nos conselhos.

O próximo encontro acontecerá no dia 2 de outubro, às 18h30, também no auditório do Quarteirão da Saúde. O tema ainda está sendo definido pela equipe do Apoio ao Controle Social, mas leva em conta temas relacionados a rotina dos conselheiros que atuam na cidade.

O Ciclo Formativo está sendo realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Apoio ao Controle Social, e terá encontros mensais até abril de 2024, sempre com a presença dos representantes do Conselho Municipal da Saúde, Conselho Gestor de Unidade e Conselho Popular de Saúde. A capacitação vai abordar temas como história dos movimentos sociais e populares, diretrizes de cada conselho, financiamento do SUS, explanação das políticas e diretrizes da SMS Diadema.

Para acompanhar todo o trabalho dos Conselhos de Saúde e saber mais sobre a Participação Popular e Controle Social no SUS de Diadema, acesse: http://www.diadema.sp.gov.br/ss-participacao-e-controle-social.

Compartilhar:

  • Data: 06/09/2023 07:09
  • Alterado:06/09/2023 19:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados