Participe das ações de cidadania no Metrô de São Paulo
Ações buscam promover a inclusão, oferecer oportunidades de emprego e estágio, fornecer informações importantes para a comunidade LGBTIQIAPN+ e prevenção do HIV/AIDS
- Data: 29/08/2023 09:08
- Alterado: 29/08/2023 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: Metrô
Crédito:Divulgação
O Programa Metrô Social e seus parceiros estão promovendo uma série de ações de cidadania nas estações Tatuapé, Vila Madalena, Ana Rosa e Sacomã, de 29 a 31 de agosto de 2023. Essas atividades visam oferecer melhorias no dia a dia dos passageiros e estão abertas a diferentes públicos.
Para os estudantes e jovens em busca de oportunidades, haverá um evento de cadastramento para vagas de estágio e aprendizagem na Estação Tatuapé, Linha 3- Vermelha, na terça-feira 29 e na quarta-feira (30), das 11h às 16h. Em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), o objetivo é fornecer atendimento especializado, atualização de cadastro, recuperação de senha, orientações profissionais e busca de oportunidades de trabalho para jovens de 14 a 24 anos. Além disso, alunos a partir de 16 anos que estejam cursando o ensino médio, superior ou técnico também podem participar. Essa ação busca apoiar os participantes em suas carreiras e no acesso a experiências profissionais enriquecedoras.
Na estação Vila Madalena, na Linha 2-Verde, quarta-feira (30) e quinta-feira (31), das 8h às 15h será realizada uma Ação de Empregabilidade em parceria com o CATE (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) e a ADE SAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento). Essa iniciativa visa oferecer suporte e oportunidades para pessoas em busca de emprego e microempreendedores. O CATE estará presente para realizar cadastros e encaminhamentos para vagas de emprego, auxiliando na elaboração de currículos e fornecendo orientações sobre a carteira de trabalho digital. Já a ADE SAMPA fornecerá informações sobre cursos e programas gratuitos para microempreendedores, auxiliando no desenvolvimento de habilidades empresariais e expansão de negócios.
Além disso, na próxima quinta-feira (31), as Unidades de Cidadania LGBTQUIAPN+ estarão localizadas nas áreas externas das estações Ana Rosa, da Linha 1-Azul, das 12h às 17h, e Tucuruvi, também da Linha 1-Azul, das 11h às 16h. Essa iniciativa visa proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para a comunidade LGBTIQIAPN+, fortalecendo sua inclusão e promovendo a igualdade de direitos. Os Centros de Cidadania LGBTQUIAPN+ com Portas Abertas estão disponíveis para atender vítimas de violência, preconceito e discriminação. Eles oferecem apoio jurídico, psicológico e de serviço social, acompanhando as pessoas no processo de registro de boletins de ocorrência e fornecendo orientações necessárias.
Por fim, na Estação Sacomã, na quinta-feira (31), das 13h às 18h será realizada uma distribuição gratuita de diversos itens relacionados à prevenção do HIV/AIDS na Estação Sacomã, da Linha 2 – Verde do Metrô de São Paulo. O evento é organizado pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento – Programa Estadual de IST AIDS de SP. Durante o evento, haverá orientação sobre a Prevenção Combinada do HIV, incluindo todas as tecnologias de prevenção e diagnóstico disponíveis atualmente. Será feita a distribuição de material educativo sobre o tema, além de insumos de prevenção, como preservativos externo, interno e gel lubrificante. Também será oferecida orientação e esclarecimento sobre o uso de autotestes de HIV realizados com amostra de fluido oral, com distribuição dos testes juntamente com a explicação sobre sua finalidade e uso.
Os eventos apoiados pelo Metrô Social contam com a participação de entidades parceiras e tem por objetivo promover a integração e conscientização sobre saúde pública.