Virgínia Rodrigues grava disco ao vivo no Itaú Cultural neste fim de semana

No sábado e domingo, dias 26 e 27, Virgínia Rodrigues grava ao vivo Poesia e Nobreza, seu novo álbum, com uma formação de piano e conjunto de cordas

  • Data: 24/08/2023 15:08
  • Alterado: 24/08/2023 15:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Virgínia Rodrigues grava disco ao vivo no Itaú Cultural neste fim de semana

Crédito:Reprodução

Você está em:

Nos dias 24 e 25 (quinta-feira e sexta-feira), a Sala Itaú Cultural recebe Cida Moreira, com Boleros e Outras Delícias, show com repertório dedicado às composições de Sérgio Sampaio. No sábado e domingo, dias 26 e 27, Virgínia Rodrigues grava ao vivo Poesia e Nobreza, seu novo álbum, com uma formação de piano e conjunto de cordas. O trabalho, feito em homenagem a Paulinho da Viola e Tiganá Santana, comemora seus 25 anos de carreira. 

De quinta-feira a sábado, os espetáculos começam às 20h e no domingo, às 19h. Todos são acompanhados por tradução simultânea em libras. Os ingressos podem ser reservados gratuitamente pela plataforma INTI.

Cida Moreira 

Em Boleros e Outras Delícias, Cida Moreira homenageia e revela o lado mais espirituoso do cantor e compositor capixaba Sérgio Sampaio (1947 – 1994), ao lado de Ivan Gomes, no baixo acústico e elétrico, e Lê Coelho, na guitarra e violão – ambos diretores musicais do espetáculo. O show enfatiza as conexões da obra de Sampaio com o universo da música latino-americana.

A ideia dessa apresentação surgiu da identificação de Gomes e Coelho com a obra de Sampaio. Parceiros há mais de uma década, ambos têm o compositor como uma de suas grandes referências. Quando decidiram montar o show, uma das premissas era encontrar alguém que também se identificasse e dialogasse com a obra de Sampaio. Uma das características enfatizadas neste espetáculo é o contorno dramático contido na poesia e nas melodias do capixaba e assim chegaram a Cida Moreira. O show inspirou a criação do álbum, lançado em junho deste ano, Sérgio Sampaio Poeta do Riso e da Dor.

No palco do IC, eles apresentam ao público Leros e boleros, Na captura, Só para o seu coração, Velho bode, Tolo fui eu, Essa tal de mentira, Dona Maria de Lourdes, Quem é do amor, A luz e a semente, Tem que acontecer, Cruel, Magia pura, Que loucura, Não tenha medo não e Eu quero botar meu bloco na rua.

Virgínia Rodrigues

Comemorando 25 anos de carreira, a cantora soteropolitana homenageia em seu primeiro disco gravado ao vivo, dois músicos essenciais de diferentes gerações: Paulinho da Viola, 80, e Tiganá Santana, 40. Poesia e Nobreza será seu sétimo álbum da carreira. Esse projeto representa uma celebração à riqueza cultural e ao legado dos compositores negros do Brasil, destacando sua influência e contribuição para a música brasileira.

Com sua vivência artística entrelaçada com esses dois criadores, neste trabalho Virgínia mergulha em novas interpretações de temas já conhecidos e outros inéditos, além de sambas com arranjos próprios que realçam a singularidade da cantora. O repertorio das apresentações é composto por músicas dos compositores homenageados, obras instrumentais e canções cantadas nos idiomas africanos Kimbundu e Kikongo. 

De Paulinho da Viola, Virgínia canta Retiro, Num samba curto, Cidade submersa, Nos horizontes do mundo. De Tiganá Santana, interpreta Para poetisa íntima, Olhar de retirante, Reverência, A luz do oculto e o Sol do sentimento, Disu Ye Mvula, Dembwa – 10 de agosto, Mama Kalunga, Ogum de Ronda e Mukongo. O repertório inclui composições em parceria: Minhas madrugadas, de Paulinho da Viola e Candeia, Cantoria, de Paulinho da Viola e Herminio Bello de Carvalho, e Flor destinada, de Tiganá e Leonardo Mendes.

A sonoridade será elaborada em torno de um piano e conjunto de cordas, desafiando a expectativa tradicional de uma instrumentação eurocentrada da música de concerto. No palco, Virgínia estará acompanhada por Fábio Leandro, no piano, Cauê Silva, na percussão, Ldson Galter, no contrabaixo acústico, Iura Ranevsky, no violoncelo, Nádia Fonseca, no violino, e Jennifer Cardoso, na viola. Tiganá Santana assina a direção artística e Leonardo Mendes a direção musical.

SERVIÇO:

Cida Moreira

Dias 24 e 25 de agosto (quinta-feira e sexta-feira, às 20h) 

Sala Itaú Cultural

Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/   

Capacidade: 224 lugares 

Entrada gratuita

Classificação: livre 

Virgínia Rodrigues 

Dias 26 e 27 de agosto (sábado, às 20h, domingo, às 19h) 

Sala Itaú Cultural

Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/ 

Capacidade: 224 lugares 

Entrada gratuita

Classificação: livre

Compartilhar:

  • Data: 24/08/2023 03:08
  • Alterado:24/08/2023 15:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados