Oficina de currículo do PROA ajuda jovens a montar currículo profissional
Ação será realizada amanhã, ,23 de agosto na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, para jovens de 17 a 22 anos de escolas públicas
- Data: 22/08/2023 11:08
- Alterado: 22/08/2023 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto PROA
Alunos do Instuto PROA
Crédito:Divulgação
Por meio da sua Oficina de Currículo, o Instituto PROA – que oferece cursos profissionalizantes para jovens de baixa renda – vai ajudar estudantes recém-formados da rede pública de Ensino Médio a criar um currículo profissional e, adicionalmente, um perfil no LinkedIn, para que eles ampliem as chances de encontrar o primeiro emprego.
A Oficina de Currículo vai acontecer na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no dia 23 de agosto de 2023 (quarta-feira), das 7h às 17h.
Dentro da estação, a equipe do PROA vai ajudar jovens de 17 a 22 anos recém-formados na rede pública de Ensino Médio a produzirem ou aperfeiçoarem seu currículo para o mercado de trabalho e, assim, chamar a atenção dos recrutadores. Além do currículo, o instituto vai ajudar o recém-formado a criar um perfil próprio no LinkedIn, com foto profissional tirada por um fotógrafo e traje social emprestado pela ONG Guarda Roupa Social, que é parceira do PROA nesta ação social.
O jovem receberá o currículo on-line ajustado e a foto profissional no momento do cadastro, de acordo com o PROA. Para isso, o estudante precisa fornecer seu e-mail, nome completo, telefone e data de nascimento.
O objetivo da ação é ajudar jovens de baixa renda que estão em busca do primeiro emprego. “Nosso trabalho está focado na formação desses jovens para o mercado de trabalho. Sabemos o quanto esses jovens sofrem com a falta de qualificação profissional e o quanto isso reflete na busca pelo primeiro emprego. Por isso, estamos oferecendo qualificação e oportunidades reais, esse é o nosso comprometimento”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
Capacitação profissional
Ainda na ação, o Instituto também vai divulgar e receber inscrições de seus cursos gratuitos e on-line de capacitação profissional, para os candidatos que se interessarem em se qualificar para o mercado de trabalho. São 13 mil vagas on-line de capacitação profissional para quem busca o primeiro emprego em todo o estado de São Paulo.
O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação.
Um 5º módulo pode ser escolhido, com 7 carreiras patrocinadas por grandes empresas. Serão 50 horas de preparação cada, sendo eles eles: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).
Quem não puder ir à Estação Palmeiras-Barra Funda, pode fazer a inscrição dos cursos no site do PROA. É preciso responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil. Se o candidato for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realização da matrícula no curso.
Pelo site, as inscrições serão aceitas até 11 de setembro e as aulas vão começar no dia 18 de setembro na Plataforma PROA.
Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego.
Serviço
Oficina de currículo do Instituto PROA
Requisitos: Aluno cursando o 3° ano ou que seja formado na rede pública de Ensino Médio com 17 a 22 anos.
Data: 23 de agosto
Local: Posto do PROA na Estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 7-Rubi da CPTM
Horário: Das 7h às 17h