Crea-SP lança Manual REURB

Material foi elaborado por Comitê do Conselho com diretrizes sobre regularização fundiária urbana

  • Data: 22/08/2023 10:08
  • Alterado: 22/08/2023 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Crea-SP
Crea-SP lança Manual REURB

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) lançou, durante o 2º Workshop sobre Regularização Fundiária Urbana (REURB), realizado no último dia 15/08, um manual orientativo sobre a atuação dos profissionais da área tecnológica nesse processo tão importante para o planejamento urbano, que é a formalização de moradias.

O Manual REURB é fruto de um trabalho do Comitê de Regularização Fundiária do Crea-SP e tem como objetivo servir de apoio para profissionais e poder público. Com explicações detalhadas, a cartilha está disponível para download no link. “É um material vasto, que teve a participação de especialistas não só da área tecnológica, para que os gestores públicos possam ser mais assertivos em suas ações”, ressaltou o engenheiro Joni Matos Incheglu, conselheiro do Crea-SP e membro do Comitê.

Fora o lançamento do conteúdo, o workshop contou com painelistas convidados que trataram das diversas frentes relacionadas ao tema, como modalidades das Engenharias, Agronomia e Geociências, aplicabilidades técnicas e demais questões que envolvem a regularização de moradias, além da apresentação de estudos de caso do planejamento urbano. Foram três painéis sobre processos jurídicos e a importância da integração com profissões, uma vez que a regularização fundiária urbana requer um conjunto de medidas e ações voltadas para o desenvolvimento das cidades de maneira mais sustentável. “O intuito foi trazer essa discussão técnica, buscando cada vez mais a presença de profissionais capacitados no mercado de trabalho”, enfatizou a coordenadora do Comitê de REURB do Crea-SP, engenheira Caroline Macedo.

Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), o geólogo Laert Rigo comentou sobre a necessidade de abordagem da pauta. “A iniciativa é significativa para trazer as novidades da área e temas em alta para o nosso aperfeiçoamento profissional, como é a discussão sobre REURB. Uma questão social e fundamental nas cidades que o Conselho está nos permitindo aprofundar”, afirmou.

Compartilhar:

  • Data: 22/08/2023 10:08
  • Alterado:22/08/2023 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Crea-SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados