Demandas apresentadas em reuniões do Saúde colaboram para políticas públicas de Diadema
Até final de agosto, serão mais quatro encontros para prestação de contas e ouvir as propostas da população na área da saúde
- Data: 17/08/2023 20:08
- Alterado: 01/09/2023 18:09
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso/PMD
As reuniões semanais do Programa Saúde no Território, que a Prefeitura de Diadema promove desde abril, têm embasado a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na adoção de políticas públicas que atendam as principais demandas da população, além de prestar contas das ações realizadas e tirar dúvidas dos participantes. A ampliação das atividades de vacinação e o fornecimento de medicamentos foram alguns dos temas abordados e das demandas apresentadas nesses encontros.
Nesse sentido, uma das ações práticas é a realização do “Vacina no Bairro”, em que equipes de saúde aplicarão vacinas contra influenza e reforço da covid-19 (bivalente). Nesta sexta-feira (18/08), foi no Núcleo Habitacional Sagrado Coração de Jesus, no bairro Casa Grande, e no sábado (19), no Serraria e na Vila Nogueira. Mais informações sobre a ação em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-promovera-vacinacao-em-nucleo-habitacional-e-pracas/.
A dispensação gratuita de medicamentos também foi um dos pontos abordados nas 16 reuniões do Saúde no Território. Atualmente, o município possui farmácia em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e disponibiliza para consulta a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) no site da Prefeitura, no link https://portal.diadema.sp.gov.br/saude/saude-servicos-de-saude/. Entretanto, cerca de seis mil moradores precisam ir até o Hospital Mário Covas, em Santo André, para retirar medicamentos de alto custo. Por isso, o secretário da Saúde, José Antônio da Silva, deu início às tratativas para trazer uma unidade da Farmácia de Alto Custo para Diadema.
“Estamos em conversa com representantes do Governo Estadual e com a reitoria da Unifesp para trazer uma unidade da Farmácia de Alto Custo para dentro do novo campus da Universidade. A ideia é agilizar a dispensação desses medicamentos de alto custo e facilitar a vida dos pacientes de Diadema que precisam desses medicamentos”, explicou.
Como funciona
A Prefeitura já ouviu mais de 500 participantes em 16 reuniões realizadas nos bairros Serraria, Canhema, Eldorado, Inamar, Promissão, Conceição, Paineiras, Piraporinha, Casa Grande, Nogueira, Real, Reid, Nova Conquista, Vila Paulina, São José e Maria Tereza.
Participam do encontro o secretário da Saúde, a equipe da Atenção Básica, com apoiadores, gerentes das unidades e supervisores da SPDM, além de outros representantes de áreas específicas da pasta, conselheiros da saúde e a população do entorno. Após a abertura do evento, há prestação de contas sobre as ações ao longo dos últimos anos, como as melhorias do Programa UBS Nota 10 realizadas em 90% das Unidades Básicas e em andamento em duas UBS, completando 100% da rede de Atenção Básica; a reestruturação do setor de urgência e emergência, com a reforma do atual Hospital Municipal, implantação de três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o andamento do projeto do novo Hospital Municipal, a ser construído onde hoje funciona o paço municipal.
Os moradores têm momento de fala para expor demandas, dúvidas e sugestões para melhorar o atendimento na cidade. A usuária da UBS Maria Tereza, Hilda Madalena Moreira, participou da reunião no dia 15 de agosto e agradeceu as benfeitorias do UBS Nota 10 na Unidade. “Quando chego sou bem atendida. Pego uma senha e fico sentadinha aguardando meu medicamento. Depois me chamam pra pegar os remédios. Só tenho a agradecer”, afirmou.
Já o morador da região do Santa Cândida desde 1994, João Flávio Pinheiro, foi além e emprestou a garagem da sua casa para receber a reunião do território da UBS Parque Real, em 16 de junho. Com oito anos de atuação como conselheiro da saúde, João Flávio sabe bem a importância desses encontros.
“As pessoas têm muitas dúvidas sobre como funciona o sistema de saúde, por exemplo, como são feitos os encaminhamentos das guias de saúde para especialistas. Então, nessa reunião eles puderam fazer as perguntas diretamente para o secretário e para a gerente da UBS do bairro. Fiquei muito feliz, o povo precisa dessas informações e desses espaços de troca”, afirmou.
Continuidade
Nas próximas duas semanas, serão realizadas quatro reuniões, às terças e quintas-feiras, sempre às 18h. Com a conclusão de encontros, a SMS fará avaliação da primeira rodada do programa e definirá o calendário da segunda etapa.
“Até aqui, os encontros foram positivos. Ouvir e conhecer as demandas da população nos ajuda a melhorar o atendimento e a estrutura dos serviços, além de atender de forma eficiente a necessidade dos usuários da saúde. Vamos dar sequência a esse espaço de prestação de contas, escuta ao morador e de participação popular, assim que acabar esse primeiro ciclo, retornando nos territórios das 20 UBSs para nossas rodadas do programa Saúde no Território”, finalizou o secretário.
Serviço:
Próximas reuniões do Programa Saúde no Território
22/08. Centro
Espaço Pagu. Rua São Francisco de Assis, 224 – Centro.
24/08. Ruyce
Associação Pro Moradia Liberdade. Rua Edmundo da Silva, 66 – Jardim das Praias.
29/08. Nações
Centro Cultural Taboão. Avenida Dom João VI, 1393 – Taboão.
31/08. ABC
Igreja Nossa Senhora de Aparecida. Travessa do Padre, 30 – Canhema.