Projeto de dança Núcleo Luz abre inscrições para minicurso
Educadores que aplicarão as aulas presenciais já passaram pelas formações do projeto, todas gratuitas; Selecionados contarão com ajuda de custo
- Data: 18/08/2023 17:08
- Alterado: 18/08/2023 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Crédito:Pablo Araripe/Divulgação
O Núcleo Luz, projeto de aprofundamento na linguagem da dança do Programa Fábricas de Cultura – da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – abre inscrições para a segunda turma de 2023 da Oficina Núcleo Luz: Dança em Composição, entre 10 e 24 de agosto.
No total, serão oferecidas 40 vagas a jovens de 14 a 22 anos que vivem no estado de São Paulo e possam frequentar as aulas presenciais na sede do Núcleo Luz, localizado no bairro Bom Retiro, em São Paulo. Não é necessário ter qualquer formação em dança para fazer parte da turma. As inscrições online ficarão abertas pelo site do projeto (clique aqui) e a seleção será feira por sorteio online, caso o número de inscritos supere a quantidade de vagas.
O curso, também gratuito, tem um formato compacto e focado na experimentação em práticas corporais, e neste ano voltará a ser 100% presencial após edições híbridas devido a pandemia. As aulas serão realizadas de 12 de setembro a 16 de novembro, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h. As pessoas matriculadas receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 200,00 e o certificado de participação ao concluir o curso, condicionados à frequência.
“Desde 2019 essa oficina é uma oportunidade para jovens conhecerem o Núcleo Luz e poderem experienciar – em uma curta e intensa jornada – estudos do corpo e do movimento, além de um processo de criação e composição coreográfica. Os encontros são conduzidos por profissionais que foram aprendizes do projeto anos atrás e hoje retornam na posição de educadores. É algo gratificante”, destacou Chris Belluomini, diretora artístico-pedagógica do Núcleo Luz.
A dupla Camila Bosso e Cristiano Saraiva, ex-aprendizes do projeto e atuantes no cenário da dança, irá ministrar as aulas presenciais e o processo de investigação, cujo resultado será apresentado para convidados.
Camila Bosso é artista do corpo, autista e TDAH, formada no Núcleo Luz (turma Ciclo II 2014-2016), pela Escola Municipal de Dança de Ribeirão Pires e Escola Livre de Dança de Santo André. Ela já integrou grupos independentes da região do ABC Paulista e São Paulo, fazendo parte de projetos e espetáculos como bailarina, performer, atriz e educadora.
Atualmente no elenco da Cia. Fragmento de Dança e a Cia. Sansacroma, Cristiano Saraiva, também passou pelos cursos do Núcleo Luz – Ciclo I (2014-2016) e Ciclo II (2016-2018) – e teve projetos contemplados pelo Programa VAI e ProAc.