Fórmula Cefast (MG) e B’Energy Racing (SP) vencem 19ª competição Fórmula SAE BRASIL
Competição encerrou com a demonstração do 1º Fórmula SAE Autônomo pela Ampera Racing, equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFC)
- Data: 09/08/2023 13:08
- Alterado: 09/08/2023 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: SAE BRASIL
Fórmula Cefast (MG) e B'Energy Racing (SP) vencem 19ª competição Fórmula SAE BRASIL
Crédito:Divulgação
As equipes Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com 879 pontos, e B’Energy Racing – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS-SP), com 780 pontos, foram as primeiras colocadas na soma geral de pontos da 19ª Competição Fórmula SAE BRASIL, respectivamente nas categorias Combustão e Elétrica.
Com essa conquista o CEFET-MG chegou ao seu quarto título na competição, que reuniu mais de mil universitários e foi realizada de 02 a 06 de agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) em Piracicaba – SP.
Os carros do tipo Fórmula (46 a combustão e 17 elétricos) foram projetados e construídos pelos universitários para disputar provas estáticas e dinâmicas. Sob a orientação de professores, os alunos são também responsáveis pela viabilidade econômica do projeto e organização da equipe para a conclusão do protótipo.
A 19ª Competição Fórmula SAE BRASIL somou 63 equipes inscritas, que representaram de 41 instituições de ensino superior de quatro regiões brasileiras – Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul e uma internacional, do Peru. As equipes que obtiveram as melhores pontuações na etapa brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos pela SAE International.
Pódio – Na categoria Combustão a segunda colocada na soma geral de pontos foi a equipe Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia (SP) com 705 pontos, seguida da equipe Zeus Fórmula SAE, da Universidade Federal de Lavras (MG), com 599 pontos, terceira colocada. Na categoria Elétrica a vice-liderança ficou com a equipe Ampera Racing, da Universidade Federal de Santa Catarina, com 266 pontos e a terceira colocada foi a Fórmula Tesla UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, com 248 pontos.
Autônomo – Financiado por patrocínios e eventos realizados pela equipe Ampera Racing, o projeto do 1º Fórmula SAE Autônomo levou três anos para se concretizar e envolveu cerca de 90 estudantes de diferentes cursos da UFSC. O veículo opera sem controle humano direto, por meio de inteligência artificial que faz o mapeamento do ambiente do entorno, detecta objetos e planeja trajetória controlando velocidade e direção. O protótipo percorre 20 km de forma autônoma e pode atingir até 100 km/h. Foram quatro meses para a preparação do design, cinco meses para a manufatura e dois meses de testes. A parte autônoma está em desenvolvimento desde 2020.
Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.
História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.
CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES POR CATEGORIA E PROVA
COMBUSTÃO
Custos (avalia custos e viabilidade de manufatura, considerando a precisão do relatório e processos de fabricação do veículo)
1º lugar EESC-USP Formula SAE – Escola de Engenharia São Carlos USP (SP)
2º lugar Fórmula UFSM – Universidade Federal de Santa Maria (RS)
3º lugar Fórmula UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PR)
Design (avalia arquitetura do projeto de engenharia do carro)
1º lugar Fórmula Cefast – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
2º lugar Fórmula FEI – Centro Universitário FEI (SP)
3º lugar Fórmula UFSM – Universidade Federal de Santa Maria (RS)
Apresentação (avalia adequação do projeto para o mercado e atendimento a demandas econômicas de produção em larga escala)
1º lugar FSAE Carcará – Universidade Federal do Vale do São Francisco (PE)
2º lugar Unesp Racing – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Guaratinguetá (SP)
3º lugar Fórmula Cefast – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Aceleraçâo
1º lugar Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (SP)
2º lugar Fórmula Cefast – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
3º lugar FSAE Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (SP)
Skid Pad (desempenho do veículo em curva)
1º lugar Fórmula FEI – Centro Universitário FEI (SP)
2º lugar Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (SP)
3º lugar FSAE Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (SP)
Autocross (dirigibilidade do carro, aceleração e frenagem)
1º lugar Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (SP)
2º lugar Fórmula Cefast – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
3º lugar Fórmula FEI – Centro Universitário FEI (SP)
Enduro (desempenho, durabilidade e confiabilidade)
1º lugar Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (SP)
2º lugar Fórmula Cefast – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
3º lugar Zeus Formula SAE – Universidade Federal de Lavras (MG)
Eficiência
1º lugar EESC-USP Fórmula SAE – Escola de Engenharia São Carlos USP (SP)
2º lugar Cheetah Racing Unifei – Universidade Federal de Itajubá (MG)
3º lugar Fórmula CEM IC UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (SC)
ELÉTRICO
Custos
1º lugar Cheetah E-Racing – Universidade Federal de Itajubá (MG)
2º lugar Ampera Racing – Universidade Federal de Santa Catarina (SC)
3º lugar Faraday E-Racing – Universidade Federal Fluminense (RJ)
Design
1º lugar Ampera Racing – Universidade Federal de Santa Catarina (SC)
2º lugar Unicamp E-Racing – Universidade Estadual de Campinas (SP)
3º lugar Fórmula Tesla UFMG – Universidade Federal de Minas (MG)
Apresentação
1º lugar Faraday E-Racing – Universidade Federal Fluminense (RJ)
2º lugar Formula E Motion UFPB – Universidade Federal da Paraíba
3º lugar EESC-USP Fórmula SAE – Escola de Engenharia São Carlos USP-Tupã (SP)
Aceleração
1º lugar B’Energy Racing – Centro Universitário FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP)
2º lugar Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário FEI (SP)
3º lugar Fórmula Tesla UFMG – Universidade Federal de Minas (MG)
Skid Pad
1º lugar B’Energy Racing – Centro Universitário FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP)
2º lugar Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário FEI (SP)
3º lugar Fórmula Tesla UFMG – Universidade Federal de Minas (MG)
Autocross
1º lugar B’Energy Racing – Centro Universitário FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP)
2º lugar Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário FEI (SP)
3º lugar Fórmula Tesla UFMG – Universidade Federal de Minas (MG)
Enduro
1º lugar B’Energy Racing – Centro Universitário FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP)
2º lugar Fórmula Tesla UFMG – Universidade Federal de Minas (MG)
3º lugar Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário da FEI ( SP)
Eficiência
1º lugar B’Energy Racing – Centro Universitário FACENS (SP)
2º lugar Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário FEI (SP)
3º lugar Fórmula Tesla UFMG – Universidade Federal de Minas (MG)